Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Wenger e o Arsenal. Duas décadas em números

20 abr, 2018 - 12:49

Arsène Wenger passou mais de 80% da sua carreira de treinador no Arsenal. Numa altura em que anuncia a saída dos "gunners", recordamos as vitórias e derrotas do técnico francês.

A+ / A-

São 22 anos à frente dos "gunners" que chegam ao fim assim que a época terminar na Premier League. Arsène Wenger deixa o Arsenal com um legado digno de registo.

Enquanto treinador, Wenger passou por cinco clubes antes de chegar a Inglaterra, mas foi no Arsenal que orientou mais de 80% dos jogos da sua carreira. Foram, até agora, 1.192 partidas, mais de 800 na Premier League.

O balanço é positivo. De acordo com os dados do Transfer Market, um site de estatística sobre futebol, Wenger venceu, no campeonato inglês, 57,5% das vezes. Se juntarmos todas as competições, o técnico soma 690 vitórias pelo Arsenal.

As maiores goleadas foram no Emirates Stadium. Em casa, o Arsenal venceu por três vezes por 7-0. As “vítimas” foram o Slavia Praga, o Middlesbrough e o Everton.

Fora de casa, os números não são tão favoráveis. Por duas vezes, Wenger perdeu por seis golos de diferença. A primeira, foi frente ao Manchester United, de Alex Fergunson, corria a época de 2011/2012. Os "gunners"’ perderam em Old Trafford por 8-2.

Duas épocas depois, foi Mourinho a impor nova goleada a Wenger. Aos comandos do Chelsea, venceu por seis golos sem resposta.

Um treinador, 200 jogadores

Em campo, Wenger colocou 214 jogadores. Viu marcar 2.271 golos e sofreu 1.218 entradas da bola na sua baliza.

Em duas décadas, o treinador francês conquistou 16 títulos. Contudo, sagrou-se campeão de Inglaterra apenas três vezes: épocas 1997/1998, 2001/2002 e 2003/2004.

A última conquista de um troféu foi a 6 de agosto de 2017. O Arsenal venceu a Supertaça de Inglaterra, ao derrotar o Chelsea, por 4-1, no desempate por grandes penalidades.

Agora com 68 anos,Wenger anunciou que deixa o clube no final desta temporada. No comunicado, o treinador francês não esclarece se irá procurar outro clube ou se põe um ponto final na carreira.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+