Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

União Europeia proíbe importações de carne de 20 fábricas brasileiras

19 abr, 2018 - 17:01

Estabelecimentos serão excluídos da lista de empresas autorizadas a exportar carne e derivados para o bloco europeu por causa de "deficiências no sistema de controlo oficial brasileiro".

A+ / A-

O Comité Permanente de Plantas, Animais, Alimentos de Consumo Humano e Animal da Comissão Europeia decidiu retirar, esta quinta-feira, 20 fábricas brasileiras da lista de exportadores autorizados de carne e derivados, principalmente aves, para a UE.

"Confirmamos que os Estados-membros votaram (por unanimidade) a favor da retirada e afastamento de 20 estabelecimentos brasileiros da lista daqueles junto dos quais são autorizadas importações de carne e produtos derivados (principalmente aves)", lê-se numa nota de imprensa citada pela agência Lusa que foi divulgada após a reunião do referido comité, que conta com representação de todos os Estados-membros.

A medida foi proposta pela Comissão Europeia após terem sido "detetadas deficiências no sistema de controlo oficial brasileiro". Irá entra em vigor 15 dias após a sua publicação no Jornal Oficial da UE.

Na terça-feira, o ministro brasileiro da Agricultura, Blairo Maggi, já tinha anunciado que a UE se preparava para tomar a decisão anunciada hoje. Na altura ameaçou retaliar com uma queixa junto da Organização Mundial do Comércio.

A decisão entretanto oficializada pela Comissão foi confirmada pelo governante numa conferência de imprensa esta quinta-feira, na qual apresentou o relatório da sua recente viagem a Bruxelas para encontros com representantes oficiais do bloco europeu.

Na conferência, Maggi assumiu que a suspensão das fábricas tem por base os resultados de uma operação policial realizada em março deste ano, durante a qual foram detetadas fraudes no controlo sanitário e nove estabelecimentos de carnes da empresa brasileira BRF, a maior exportadora mundial de carne de frango.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    19 abr, 2018 18:28
    Proíbam também as importações de "coxinhas" brasileiros que no seu país opõem-se a qualquer medida que possa ser considerada de esquerda mas depois vêm viver para a Europa para beneficiarem dessas mesmas medidas.

Destaques V+