Tempo
|
A+ / A-

Está decidido. Lisboa vai ter três “salas de chuto” até 2019

19 abr, 2018 - 15:18

Avenida de Ceuta, Alcântara e Lumiar são os locais definidos para as salas. A medida visa retirar os toxicodependentes da rua e, segundo o vereador Ricardo Robles, terá um impacto positivo.

A+ / A-

Lisboa vai dispor, até ao início de 2019, de três salas de consumo assistido, mais conhecidas como “salas de chuto” - locais onde os toxicodependentes podem consumir drogas.

Trata-se de uma resposta social, na perspectiva do vereador dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, em reação ao estudo de diagnóstico que aponta para a existência de 1.400 toxicodependentes a consumir drogas na rua.

Avenida de Ceuta, Alcântara e Lumiar são os locais definidos para as salas. Além disso, haverá uma carrinha móvel a percorrer a zona Oriental da cidade, entre Marvila, Beato e Olivais.

Ricardo Robles garante um duplo impacto positivo da medida: por um lado, para o universo dos consumidores de drogas, “é uma porta aberta para a cidadania para estas pessoas, do ponto de vista do tratamento, da informação, da prevenção, do rastreio na saúde”. Por outro lado, é positivo “para a própria comunidade, porque os moradores, as comunidades que lidam diariamente com o consumo no espaço público, passam a ver melhorados os seus bairros porque sabem que há um equipamento que dá resposta a isto”.

Os moradores nas zonas onde existe consumo a céu aberto foram ouvidos pela Câmara Municipal e, segundo o vereador dos Direitos Sociais, concordam com a solução encontrada.

“O feedback que temos é que os residentes, os consumidores, as comunidades rejeitam o consumo na rua, o consumo à beira da escola, nos parques infantis ou nos espaços verdes e querem soluções”, diz o autarca à Renascença.

Nas salas de consumo assistido, estão garantidos cuidados de enfermagem, apoio alimentar, serviços de higiene, apoio social e psicológico e rastreio de infeções transmissíveis.

O objetivo é que os toxicodependentes tenham uma porta de acesso à cidadania.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José
    23 abr, 2018 Oeiras 17:30
    Não há dinheiro para os hospitais!!!!!!
  • benjamin
    20 abr, 2018 famalicão 16:00
    Depois dos comentários que ouvi hoje no programa Parlamento a`Sexta, nesta rádio, protagonizados pelos srs. Pedro Benevides e srª dª Eunice Lourenço, fiquei, definitivamente a perceber melhor porque razão vão ser necessárias "salas de chuto". É que se não estavam drogados,. então, estavam alcoolizados, com toda a certeza!
  • Anónimo
    20 abr, 2018 15:50
    Se a escumalha das caixas de comentários não concorda com as salas de chuto, que acolham as pessoas toxicodependentes nas suas casas!
  • VICTOR MARQUES
    20 abr, 2018 Matosinhos 12:27
    Cá por mim, satisfaçam-se p´raí à vontade! Não andem mas é depois aos "Chutos e Pontapés"!!!...
  • fanã
    19 abr, 2018 aveiro 18:33
    Salas de desintoxicação , seriam mais bem vindas !!!!.......não acham ???

Destaques V+