Tempo
|
A+ / A-

Iraque bombardeia posições do Estado Islâmico na Síria

19 abr, 2018 - 13:26

O ataque foi coordenado entre os dois governos, explica um porta-voz das forças armadas iraquianas.

A+ / A-

A Força Aérea do Iraque atacou posições do Estado Islâmico na Síria, esta quinta-feira.

O ataque pode marcar uma nova fase na luta contra o grupo terrorista, que estava a recuperar forças nos poucos enclaves que ainda domina em território sírio.

A luta no terreno contra o Estado Islâmico na Síria estava a ser encabeçada pelas Forças Democráticas da Síria (FDS) – uma aliança de diferentes milícias, em que predominam os curdos – com o apoio logístico e aéreo da coligação internacional chefiada pelos Estados Unidos. Mas as FDS tiveram de abandonar a ofensiva contra o Estado Islâmico quando a Turquia invadiu o norte da Síria, supostamente para impedir que grupos curdos ligados ao PKK, que trava uma insurreição contra a Turquia há décadas, agissem livremente na zona. Perante a ameaça turca as FDS deslocaram grande parte das suas forças para essa zona.

O governo iraquiano já conseguiu eliminar o Estado Islâmico do seu território e agora optou por levar a luta até ao outro lado da fronteira, para evitar que os jihadistas recuperem força suficiente para poder voltar a ameaçar o Iraque, uma semana depois de o primeiro-ministro Haider al-Abadi ter dito que Bagdad não hesitaria em atacar na Síria para se defender. Um porta-voz militar iraquiano garante que os ataques foram coordenados com o regime Sírio.

Para além do efeito que os ataques poderão ter sobre o Estado Islâmico, que está reduzido a alguns enclaves perto do Rio Eufrates, o ataque é indicativo da significativa melhoria de capacidade militar do Iraque, como as próprias forças armadas fizeram questão de sublinhar num comunicado. “Os ataques militares contra os bandos do Estado Islâmico em território sírio, devido à ameaça que representam para o território iraquiano, é uma prova da melhoria das capacidades das nossas forças armadas”.

O facto de o ataque ter sido coordenado com Damasco também demonstra a existência de boas relações entre os dois países, apesar de o Iraque continuar a contar com significativo apoio dos Estados Unidos, inclusivamente a nível militar. Washington atacou alvos do regime sírio no passado sábado de madrugada e tem feito questão de não colaborar com Damasco na Síria, optando antes por aliar-se às FDS.

Não existe informação sobre a extensão dos danos causados pelos ataques nem se sabe se estes terão continuação ou se foram um caso único.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    19 abr, 2018 18:34
    Ó Iraque, tenham lá cuidado ao bombardear o Daesh que ainda vos acusam de usar armas químicas...

Destaques V+