Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mohamed Salah. Jogador do Liverpool é rei no campo e campeão da solidariedade fora dele

19 abr, 2018 - 10:40 • Redação

O egípcio que lutou para ser como Cristiano Ronaldo joga atualmente pelo Liverpool e já bateu o seu ídolo como melhor jogador da semana da Liga dos Campeões.

A+ / A-

Mohamed Salah está no Liverpool desde junho de 2017. Assinou pelo clube britânico por 42 milhões de euros, mais 8 milhões de bónus, tornando-se no jogador africano mais caro da história. Todos os meses, doa perto de quatro mil euros.

O salário mensal do egípcio de 25 anos que começou a jogar no Al Mokawloon (Cairo) é hoje de 415 mil euros. A maior parte do dinheiro viaja até à pequena cidade de Nagrig, onde nasceu, a 130 quilómetros da capital egípcia.

Já ofereceu uma ambulância, um aparelho para o tratamento da artrite reumatoide e duas incubadoras para bebés prematuros.

Por mês, doa perto de quatro mil euros para ajudar famílias carenciadas na sua terra natal.

O jogador fundou uma fundação de solidariedade com o seu nome – a Mohamed Salah Charity Foundation – através da qual pretende agora construir um hospital e uma escola em Nagrig.

Um dia, quando a sua família foi vítima de um assalto, Salah decidiu ir contra a pretensão do seu pai – que queria fazer queixa às autoridades – e decidiu ajudar o ladrão a encontrar emprego.

Mohamed Salah nasceu numa família modesta e desde criança que queria ser jogador de futebol. Os seus ídolos eram Ronaldo, Totti e Zidane. Apesar de difícil, Salah nunca desistiu do sonho.

O primeiro contrato foi assinado aos 14 anos, por um clube situado no Cairo, a quatro horas e meia de distância de Nagrig (nove horas no total, com ida e volta). Acabou por obter uma autorização para estar apenas duas horas na escola. E a educação acabou por ficar em segundo plano.

Tornou-se internacional no FC Basel, onde se destacou e não passou despercebido ao Chelsea, que o contratou em 2014. Daí seguiu para o Fiorentina e o Roma, onde, em 2016, marcou um ‘hat-trick’ e deu a vitória ao clube sobre o Bolonha, por 3–0.

Em junho de 2017 assinou pelo Liverpool, onde se tornou uma estrela ao ajudar a equipa a chegar às semifinais da Liga dos Campeões, depois de duas vitórias improváveis contra o Manchester City de Pep Guardiola.

No início deste mês, Mohamed Salah bateu Cristiano Ronaldo na eleição de melhor jogador da semana da Liga dos Campeões. Com 30 golos no saco, o egípcio tornou-se um sério candidato a revelação mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • caridade?!
    19 abr, 2018 Gmr 17:04
    Aufere 415 mil euros por mês e doa 4 mil?!

Destaques V+