Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Rio considera que acordos bons para Portugal “são bons para o PSD”

18 abr, 2018 - 19:53

Já António Costa refere que o país tem de habituar-se a acordos entre forças políticas.

A+ / A-

O primeiro-ministro diz que o país "tem de habituar-se" a compromissos entre as principais forças políticas, alegando que essa é a natureza da democracia, e que o Governo e PSD conservam identidade próprias.

António Costa falava aos jornalistas em São Bento, tendo ao seu lado o presidente do PSD, Rui Rio, após o Governo e sociais-democratas terem assinado acordos sobre fundos comunitários entre 2020 e 2030 e descentralização.

"O país tem de se habituar à construção de compromissos políticos. Uma estratégia de desenvolvimento não pode ser do Governo, do maior partido da oposição, mas da sociedade portuguesa", vincou o líder do executivo.

A reunião entre António Costa e Rui Rio começou cerca das 18h10 e juntou à mesa os negociadores do lado do Governo os ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e do lado da direção do PSD Álvaro Amaro e o vice-presidente Manuel Castro Almeida.

Esteve ainda presente nesta reunião entre o Governo e o PSD secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.

Já o presidente do PSD, Rui Rio, defendeu que os acordos assinados são "bons para Portugal e, logo, são bons para o PSD".

Rio fez questão de salientar que estes entendimentos foram assinados exatamente dois meses depois de ter sido empossado como presidente dos sociais-democratas.

"Para mim, pessoalmente, no dia em que faz dois meses em que tomei posse como presidente do PSD, posso fazer um balanço positivo por, ao fim de 60 dias, ter já estes dois acordos assinados com o governo", afirmou.

Questionado se este acordo não pode fazer com que o PSD seja visto como "uma muleta do Governo", como defendeu hoje o antigo dirigente Luís Montenegro, Rio reiterou que discorda dessa leitura.

"Se isto é bom para Portugal, automaticamente tem de ser bom para o PSD. Quando se pensa o contrário, está-se a pensar mal: quer estejamos no governo, quer na oposição o nosso foco tem de ser Portugal e eu estou contente por Portugal ter ganho", disse.

Questionados sobre a razão de a assinatura dos acordos ter sido feita sem a presença da comunicação social, Rio justificou-a com o 'décor', uma vez que nem sequer há uma mesa na sala onde foram feitas as declarações. Em seguida, o primeiro-ministro, António Costa, tomou a iniciativa de dar um 'passou-bem' ao líder do PSD para que ficasse registado o cumprimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Al
    19 abr, 2018 An 11:30
    Estarei a ficar daltónico ou eles trocaram de gravatas?? O Rui Rio com uma gravata a pender ao rosa e o Costa com uma gravata a pender para o azul??? Isto é o fim da macacada!! Ou será o princípio?...

Destaques V+