Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

visto de bruxelas

​Europa dividida quanto à intervenção na Síria

13 abr, 2018 - 14:38

“Prova” é a palavra que marca a semana. A password pronunciada por Emmanuel Macron para legitimar um eventual ataque à Síria. Quanto ao que vai acontecer? Não é claro.

A+ / A-
2018.04.13 VISTO DE BRUXELAS

O Presidente norte-americano começou por dizer, pelo Twitter, que os misseis já iam a caminho. Só que Trump já habituou o mundo a uma rede social de frases contraditórias e garante, agora, que Washington não tomou ainda, afinal, qualquer decisão.

Já Moscovo alerta para o risco de uma guerra entre as duas maiores potencias, caso a Síria seja atacada. Do lado europeu, há sinais de divisão.

Washington dá sinais de querer avançar e pode contar com o apoio de Londres. A Alemanha garante que não participa num eventual ataque. A diferença é que, desta vez, é Paris a assumir que tem provas de que a Síria terá utilizado armas químicas.

Alguns países europeus, embora não o assumam ainda publicamente, olham com algumas reservas para as alegadas provas de que Bashar Al-assad utilizou armas químicas.

No Visto de Bruxelas, olhamos ainda para a reeleição de Viktor Orban, na Hungria, e com nova maioria absoluta.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+