Tempo
|
A+ / A-

Ministério da Saúde abre inspeção à ala pediátrica do Hospital de S. João

16 abr, 2018 - 12:58

Adalberto Campos Fernandes quer que Inspeção-Geral das Atividades em Saúde "afira se houve algo que pudesse ter sido feito que não tenha sido feito".

A+ / A-

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, pediu à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) para intervir na questão da ala pediátrica do Hospital de São João e esclarecer se a situação das crianças ali seguidas podia ter sido evitada.

“Pedi à IGAS que procurasse aferir se houve algo que pudesse ter sido feito que não tenha sido feito”, afirmou Campos Fernandes aos jornalistas, à margem de uma cerimónia para anunciar novos investimento no INEM.

A falta de condições de atendimento e tratamento de crianças com doenças oncológicas foi denunciada por pais de crianças doentes que são atendidas em ambulatório e também na unidade do ‘Joãozinho', para onde as crianças são encaminhadas quando têm de ser internadas no Centro Hospitalar de São João, concelho do Porto.

A propósito da situação no São João, o governante disse que “não há ninguém que sinta mais incómodo e mais sentido de injustiça do que o ministro da Saúde e o Governo”, recordando que a situação se arrasta há dez anos.

“Vai ser este Governo que vai resolver um problema que se arrasta há 10 anos”, afirmou.

Questionado se as crianças seguidas naquela ala pediátrica, nomeadamente as doentes oncológicas, podiam ser tratadas noutra instituição no Porto, o ministro considerou que é uma situação “que tem contornos que importará esclarecer, mas que importa muito mais resolver”.

Campos Fernando considera que o Ministério da Saúde “não tem o poder de fazer tudo” embora assuma todas as suas responsabilidades políticas.

O ministro garantiu ainda que o Hospital de São João “disporá de todo o apoio para melhorar as condições, ainda que provisórias, de atendimento daquelas crianças”.

O presidente do Hospital de São João, António Oliveira e Silva, admitiu na semana passada que as condições do atendimento pediátrico são “indignas” e “miseráveis”, lamentando que a verba para a construção da nova unidade ainda não tenha sido desbloqueada.

“Há um protocolo assinado, temos um projeto pronto para entrar em execução e não temos o dinheiro libertado que torne possível a execução desse projeto”, afirmou António Oliveira e Silva.

O responsável disse que as obras que não dependem dessa verba têm vindo a ser realizadas, nomeadamente o novo centro ambulatório para a pediatria que fica disponível a partir de 15 de junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+