Tempo
|
A+ / A-

Batata ameaçada por praga da traça que vem de Espanha

16 abr, 2018 - 07:57

Está a 60 quilómetros do Minho e já afetou 33 municípios na Galiza.

A+ / A-

É uma ameaça que se aproxima de Portugal. Um foco da traça da batata da Guatemala, que se espalhou por 33 municípios da Galiza, foi detetado a apenas 60 quilómetros do Minho, no município de Ourense.

Segundo o "El País", como os tratamentos estão longe de ser eficazes, as autoridades da Galiza mandaram destruir mais de 400 toneladas de batata e 1.323 agricultores já foram indemnizados.

Victor Novo, chefe do Serviço de Saúde e Produção Vegetal da Xunta de Galicia, diz ao jornal espanhol que "há motivos para preocupação", tendo em conta que a Galiza é uma grande produtora de batata.

Desde 1999 que as ilhas espanholas das Canárias, e mais recentemente as Astúrias, reportavam a existência da traça da Guatemala - uma larva que se desenvolve dentro da batata, destruindo todo o seu miolo.

Terá chegado à Galiza em 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    16 abr, 2018 Olivença 22:16
    Na Galiza a batata está como o político Rajoy, nada se aproveita!

Destaques V+