Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo não fala sobre Catalunha em Madrid

15 abr, 2018 - 23:58

Chefe de Estado garante que os países ibéricos não têm ciúmes um do outro.

A+ / A-

O Presidente da República sublinha, em Madrid, que Portugal não fala sobre questões políticas internas de Espanha, como a questão catalã, e espera que o país vizinho faça o mesmo em relação a questões internas portuguesas.

"Portugal não se pronuncia sobre questões da vida espanhola, como aliás espera que a Espanha nunca se pronuncie sobre questões da vida interna portuguesa", disse Marcelo Rebelo de Sousa à chegada a Madrid para realizar uma visita de Estado a Espanha nos próximos três dias.

Marcelo Rebelo de Sousa aterrou ao princípio da noite na base aérea de Torrejón de Ardoz e dirigiu-se de seguida ao Palácio do Pardo, residência utilizada por Espanha para alojar os chefes de Estado estrangeiros em visita oficial ao país.

"Tudo aquilo que é do domínio interno do Reino de Espanha, à luz da sua Constituição, à luz das suas leis, à luz das suas instituições, é matéria sobre a qual não se pronuncia o Estado português. É uma questão interna espanhola", disse o Presidente da República em resposta a uma pergunta sobre a situação na Catalunha.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Espanha é um país "amigo e irmão" e deu o exemplo dos seus dois irmãos para explicar como deve ser a relação dos dois países ibéricos.

"Eu tenho dois irmãos. Não me passa pela cabeça pronunciar-me sobre a vida de qualquer dos meus irmãos", disse o Presidente.

Interrogado sobre se a Espanha pode ficar "fragilizada" com a questão catalã, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o país vizinho de Portugal "tem um peso muito, muito relevante na Europa" e que os dois países ibéricos em conjunto também "têm um peso relevante na Europa".

"Não se minimize o peso espanhol na Europa, porque é um peso muito relevante", repetiu o Presidente português.

Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado foi questionado sobre a aproximação de Angola a Espanha.

"Do mesmo modo que eu penso que o Reino de Espanha não sente ciúmes em relação a Portugal porque Portugal está a ter agora relações económicas em países que não apenas o Brasil que integram o universo ibero-americano - e têm-se multiplicado essas relações, e a presença empresarial portuguesa -, assim também Portugal não tem ciúmes e vê com apreço a presença espanhola no universo lusófono", respondeu.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que "há muito tempo que isso corresponde, de um lado e de outro, a um processo em curso".

"Todos os dias há empresários portugueses a chegarem ao universo ibero-americano, todos os dias há empresários espanhóis a chegarem ao universo lusófono. Isso é bom, é muito bom para uns e para outros. Não é motivo nem de disputa, nem de inveja, nem de ciúme", acrescentou.

No seu entender, olhar com preocupação para a aproximação entre Angola e Espanha "é ver sem perspetiva aquilo que se está a passar".

Noutro âmbito, Marcelo Rebelo de Sousa defende que o Brexit é “uma vantagem” objetiva para Portugal e Espanha.

O Chefe de Estado recorda que Portugal e Espanha são dois países com línguas faladas um pouco por todo o mundo e que estão a crescer no mundo lusófonos e ibero-americano. Uma singularidade comum aos dois países ibéricos que lhes dão mais força no espaço da União Europeia.

“Não é só a língua, é a cultura, é a história, mas é a economia, é a sociedade, são os laços políticos”.

Marcelo Rebelo de Sousa inicia na segunda-feira a sua primeira visita de Estado a Espanha, durante a qual será recebido pelo rei Felipe VI e pelo chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

Entre segunda e terça-feira, o chefe de Estado estará em Madrid, onde irá fazer uma intervenção no hemiciclo das Cortes Gerais, o parlamento espanhol. O programa terminará na quarta-feira, em Salamanca, na Comunidade Autónoma de Castela e Leão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    16 abr, 2018 Cacém 03:40
    O sábio ditado popular "Em Roma sê romano", não é para ser levado tanto à letra. Já na Universidade de Al-Azhar, no Cairo, o nosso presidente da républica, teve em sintonia total com o Imã Ahmad Al-Tayyeb. Agora em Madrid a mesma coisa, sintonia total com o anfitrião. É necessário perceber, que no respeito pela diferença, as pessoas podem e devem ser diferentes.

Destaques V+