Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Síria garante controlar enclave de Ghouta

14 abr, 2018 - 21:49

Segundo as forças leais a Bashar al-Assad, todos os rebeldes saíram este sábado de Douma.

A+ / A-

O exército sírio anuncia ter retomado o controlo total do enclave rebelde de Ghouta oriental, nos arredores de Damasco, depois da retirada dos últimos grupos rebeldes de Douma após uma intensa ofensiva militar iniciada em fevereiro.

"Todos os terroristas abandonaram [a cidade de] Douma, o seu último bastião em Ghouta oriental", anunciou a agência oficial SANA ao citar um porta-voz do exército.

"Ghouta oriental está totalmente limpa de terrorismo", declarou igualmente este porta-voz numa declaração transmitida pela televisão estatal, numa alusão aos grupos rebeldes que se concentravam nessa região.

O regime de Bashar al-Assad desencadeou em 18 de fevereiro uma ofensiva para retomar as últimas zonas rebeldes desta região. De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH, sediado em Londres, com ligações à oposição e que mantém uma rede de ativistas e pessoal médico no terreno), os violentos combates e os bombardeamentos provocaram mais de 1.700 mortos entre a população civil.

A retirada dos últimos combatentes rebeldes do seu derradeiro bastião de Ghouta coincidiu com os ataques hoje desencadeados por Estados Unidos, França e Reino Unido na Síria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+