Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quem será o próximo Prémio Nobel da Literatura português?

14 abr, 2018 - 12:19 • Maria João Costa

Em Castelo Branco, o Festival Literário Fronteira celebra na sexta edição, os 20 anos sobre o Nobel a Saramago.

A+ / A-

Que autores de língua portuguesa se perfilam como potenciais Nobel é a pergunta a que tentarão responder o crítico literário José Mário Silva e Pedro Mexia, o escritor e assessor cultural do Presidente da República. A sessão está marcada para a 17h30 na Biblioteca Municipal de Castelo Branco onde decorre a sexta edição do Festival Fronteira

O evento literário que decorre desde dia 11 de abril faz este ano uma avaliação do que mudou, ou não, nas duas décadas que passaram sobre a atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao escritor José Saramago. Depois das sessões nas Escolas da região que marcaram o arranque do Fronteira e que levaram os escritores e Ilustradores ao encontro dos alunos, este sábado o epicentro do festival muda-se para a Biblioteca Municipal.

A primeira sessão da tarde, às 15h30 vai juntar a escritora Ana Margarida de Carvalho e o jornalista e responsável pelo Jornal de Letras, José Carlos Vasconcelos que irão debater a questão: “Vinte anos depois, mudou alguma coisa na literatura portuguesa?”. A sessão será moderada pelo jornalista do Diário de Noticias, João Céu e Silva.

A tarde prossegue com a conversa entre a escritora Filipa Melo e o Prémio Leya, João Ricardo Pedro. O debate moderado pelo escritor Pedro Vieira tem como tema outra interrogação: “A lusofonia é uma ficção?” e onde é esperado que dois criadores com ligações aos PALOP debatam o que pensam sobre o papel de Portugal na promoção da cultura lusófona.

A última sessão da tarde agendada para as 17h30 será a que junta José Mário Silva e Pedro Mexia em torno da questão se saber quais os nomes da escrita lusófona que se perfilam ao Prémio Nobel da Literatura, depois de Saramago.

Mas o Festival Fronteira não termina este sábado. Promete continuar a 15 de maio com uma entrevista de vida a Pilar del Rio, viúva de José Saramago que será conduzida pela jornalista Sara Figueiredo Costa às 18h no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+