Tempo
|
A+ / A-

Governo “compreende” ataque à Síria, mas quer evitar escalada do conflito

14 abr, 2018 - 10:59

Ministério dos Negócios Estrangeiros recorda os apelos da União Europeia e das Nações Unidas para que haja contenção do uso da força e que os responsáveis por crimes de guerra sejam responsabilizados.

A+ / A-

Acompanhe a situação na Síria ao minuto


O Governo português compreende as razões que levaram os Estados Unidos, França e Reino Unido “três países amigos e aliados de Portugal”, a atacar a Síria e junta a sua voz á condenação do uso de armas químicas por parte do regime de Bashar al-Assad.

Num comunicado enviado este sábado de manhã para as redações, o Ministério dos Negócios Estrangeiros diz que “compreende as razões e a oportunidade desta intervenção militar. O regime sírio deve assumir plenamente as suas responsabilidades. É inaceitável o recurso a meios e formas de guerra que a humanidade não pode tolerar.”

Contudo, o Ministério pede que se evite uma escalada do conflito na Síria, que já dura há mais de sete anos, para que não seja gerada ainda mais “insegurança, instabilidade e sofrimento na região”.

“Como o Secretário-geral das Nações Unidas e a União Europeia têm repetidamente insistido, todas as partes devem mostrar abertura para investigações independentes que possam apurar e punir responsabilidades por crimes de guerra; e devem mostrar contenção no uso da força e empenhamento na procura de uma solução política, negociada e pacífica, para o conflito na Síria, que representa hoje uma muito séria ameaça à paz e segurança no mundo.”

O ataque levado a cabo por Estados Unidos, França e Reino Unido na madrugada deste sábado foi, nas palavras do Ministério “uma operação militar circunscrita, cujo objetivo foi infligir danos à estrutura de produção e distribuição de armas que são estritamente proibidas pelo direito internacional”.

Os aliados da Síria, nomeadamente a Rússia e o Irão, já condenaram o ataque, com Moscovo a falar de “consequências” do mesmo para as partes envolvidas.

Contudo, Washington, Londres e Paris dizem que, caso os objetivos tenham sido alcançados, este terá sido um ataque isolado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    14 abr, 2018 11:39
    Não há nada para compreender! Portugal sempre com o rabo virado para o imperialismo!

Destaques V+