Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PJ detém chinês com visto “gold"

13 abr, 2018 - 15:47 • Celso Paiva Sol

Mulher do detido tinha sido presa em fevereiro.

A+ / A-

Há mais um caso de chineses com vistos “Gold” detidos em Portugal. No cumprimento de um mandado internacional de detenção, a Polícia Judiciária deteve esta semana, em Odivelas, um cidadão chinês procurado por fraude no seu país.

O detido está em Portugal há quatro anos e a mulher já tinha sido detida em fevereiro e foi entretanto colocada em prisão preventiva. Na quarta-feira, foi detido o homem.

O casal reside na zona de Odivelas, arredores de Lisboa, desde que chegou a Portugal, em abril de 2014. Os dois são portadores de Autorizações de Residência para Investimento - mais conhecidas por "vistos gold” - e não lhes é conhecida qualquer atividade profissional ou ocupação.

O casal é procurado pela justiça chinesa por uma alegada fraude cometida antes de 2014. São suspeitos de terem enganado dezenas de pessoas de quem receberam dinheiro em troca da promessa de investimento em negócios de elevado retorno.

Esse investimento nunca foi realizado e terão fugido da China com o equivalente a 770 mil euros.

O mandado Internacional de detenção foi emitido em outubro de 2015, numa altura em que já viviam em Portugal há cerca de ano e meio. A fuga acabou agora.

O homem detido esta semana também está em prisão preventiva. Aguarda com a mulher uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, ao pedido de extradição que é feito pelas autoridades chinesas.

Este é mais um caso de detenção de chineses com aquela autorização de residência especial. Faz agora um mês, a Renascença revelou um outro caso: o de um casal detido em Oeiras, procurado na China por uma fraude económica de 16 milhões de euros.

Também nesse caso, os dois detidos continuam a aguardar uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+