Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Constitucional confirma condenação a militar por difamar Manuel Alegre

13 abr, 2018 - 15:46

Em 2010 e 2011, o tenente-coronel acusou Manuel Alegre de trair a pátria. O TC obriga-o, agora, a pagar 25 mil euros ao poeta que foi oposicionista ao Estado Novo e deputado e candidato presidencial em Democracia.

A+ / A-

O Tribunal Constitucional confirmou o ccórdão da Relação de Lisboa que condena Brandão Ferreira, tenente-coronel, a pagar uma indemnização de 25 mil euros pelo crime de difamação a Manuel Alegre.

Em causa estão as declarações do tenente-coronel que imputavam ao histórico socialista a prática de traição à pátria.

Em comunicado, Manuel Alegre realça que se trata de um “caso paradigmático pois, de forma clara, fixa os limites da liberdade de expressão perante o direito à honra e ao bom nome” já que, entende o ex-candidato presidencial, “à luz da jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem”, “é ilícita toda a imputação de factos falsos ainda que o visado seja uma figura falsa”.

O caso remonta aos anos de 2010 e 2011, quando Brandão Ferreira escreveu vários artigos acusando Manuel Alegre de incitar à deserção das tropas portuguesas, bem como o não cumprimento do dever militar durante a Guerra Colonial.

O tenente-coronel acusou ainda Manuel Alegre de promover atos de sabotagem contra o esforço de guerra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mendes
    30 mar, 2019 S. António de além 17:59
    Se o Sr. Manuel Alegre não traiu a pátria quando fazia emissões de rádio através da rádio Argel e outras circunstâncias similares, o que fez então? Defendeu-a? Então de defendeu, o que defendeu foi a pátria soviética e não a nossa. Estes tribunais e estas autoridades deixaram de ter legitimidade quando fazem a vida negra a um militar que deu a vida pelo nosso país e dão condecorações a um Zé ninguém que conspirou contra o seu próprio país.
  • João das Regras
    13 abr, 2018 Algures - Minho 23:31
    Este poeta substitui no pedestal da história Luis Vaz de Camões. Pobre Portugal... ao que chegaste.
  • Filipe
    13 abr, 2018 évora 20:29
    Meteram-se com a descendência genética do Hitler onde prolifera na justiça Portuguesa , o que se esperava mais ? Ainda não ergueram o Tarrafal ... caso ... ia dentro !
  • Anónimo
    13 abr, 2018 16:30
    Os fachos têm é que ser metidos na linha. Agora paga!

Destaques V+