Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Dias do Património a Norte”. Uma oferta de história, sabor, tradição e descoberta

12 abr, 2018 - 14:25 • Olímpia Mairos

No Ano Europeu do Património Cultural, a Direção Regional de Cultura do Norte promove um Ciclo de Eventos de Turismo Cultural em parceria com oito municípios. A iniciativa decorre de abril até setembro.

A+ / A-

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) promove, a partir deste mês de abril e até setembro “Dias a Norte”, um ciclo de eventos que contempla as localidades de Arouca, Tarouca, Miranda do Douro, Vila Real, Barcelos, Bragança, Mogadouro e Alfândega da Fé.

Apostando na descentralização e na oferta cultural disseminada pelo território, em Ano Europeu Património Cultural, a DRCN promete “uma experiência única e particular para cada um dos lugares, oferecendo, ao longo de dois dias, uma programação que irá impregnar de novas memórias os espaços, visitantes e comunidades”.

Segundo o diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, “pelo seu carácter e valor muito particulares e capital simbólico, os espaços patrimoniais disseminados pela Região Norte reúnem todas as condições para se assumirem como âncora de uma renovada oferta de experiências culturais e criativas únicas, dinamizando a economia, envolvendo as comunidades e valorizando de forma sustentável a sua paisagem natural e cultural”.

A operação “Dias do Património a Norte” apresenta-se como um “evento em rede que, ao longo de seis meses, vai transformar oito lugares patrimoniais da região Norte em palcos de uma programação artística, cultural e gastronómica, desenhada com o traço da identidade singular de cada território”.

De acordo com a programação, em cada local “uma estória, um sabor, uma tradição, uma descoberta”, vai estimular “uma dinamização cultural em locais de valor patrimonial inesgotável, criando sentimentos de descoberta e de pertença.”

“Dias do Património a Norte” apresenta-se, assim, como um projeto de turismo cultural “inovador, agregador e atrativo, que utiliza como instrumentos fundamentais a programação cultural, o trabalho de mediação com as comunidades e a comunicação ao serviço da qualificação da experiência turística e da competitividade da economia regional”, explica em comunicado a DRCN.

O ciclo de programação “Dias do Património a Norte” vai decorrer a 21 e 22 de Abril, no Mosteiro de Arouca, 18 e 19 de Maio, no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, Tarouca, 1 e 2 de Junho, Concatedral de Miranda do Douro, 15 e 16 do mesmo mês na Sé de Vila Real, 13 e 14 de Julho, no Convento de Vilar de Frades, Barcelos, 27 e 28 de Julho, na Basílica de Santo Cristo de Outeiro, Bragança, 10 e 11 de Agosto, no Castelo de Mogadouro e, finalmente, nos dias 28 2 29 de Setembro, na Igreja Matriz de Sambade, Alfândega da Fé.

A iniciativa é promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), em parceria com os municípios locais, e prevê um investimento total de 400 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+