Tempo
|
A+ / A-

Mais um caso de sarampo em Portugal. São agora 107

12 abr, 2018 - 12:48

Do total de casos confirmados, 100 já estão tratados e curados. O surto começou no Hospital de Santo António, no Porto, em março.

A+ / A-

Veja também:


Subiu para 107 o número de casos confirmados de sarampo em Portugal. Neste momento, e de acordo com o mais recente balanço da Direção-geral da Saúde (DGS), são sete as pessoas ainda infetadas com o vírus.

Segundo o comunicado emitido esta quinta-feira, do total de casos suspeitos 247 deram resultado negativo e 24 ainda se encontram em investigação.

A maioria dos casos confirmados tem ligação ao Hospital de Santo António, no Porto, onde começou o mais recente surto da doença.

O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra.

Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Segundo a DGS, "os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal".

A vacina contra o sarampo está disponível e é gratuita através do Programa Nacional de Vacinação, devendo ser administrada aos 12 meses e aos 5 anos de idade.

As pessoas com esquema vacinal completo podem contrair a doença, mas de forma leve e não são veículo de transmissão, segundo as autoridades de saúde.

Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença.

A Direção-Geral da Saúde recomenda que:

  • Verifique o boletim de vacinas;
  • Se tem sintomas sugestivos de sarampo evite o contacto com outros e ligue para o SNS 24.
  • Se necessário, vacine-se e vacine os seus;
  • Se esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas ligue para o SNS 24: 808 24 24 24;
Sarampo. O regresso de uma doença erradicada
Sarampo. O regresso de uma doença erradicada
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+