Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Um livro que é “uma espécie de app em papel"

11 abr, 2018 - 22:42 • Ângela Roque

Chama-se “Via Lucis com Maria”, tem o formato de livro de bolso e quer ser uma ajuda para rezar no tempo de Páscoa, que ainda não terminou.

A+ / A-

Ajudar os cristãos a “viver profundamente a alegria e a paz da Ressurreição” é um dos objetivos da ‘Via Lucis com Maria”. O livro foi apresentado esta quarta-feira na igreja de S. Domingos, em Lisboa, e a altura para o fazer não foi escolhida ao acaso. “Os cristãos vivem intensamente a Quaresma, e depois parece que tudo termina no Domingo de Páscoa. Mas, estamos ainda na Páscoa”, lembrou um dos autores, o padre António Valério.

‘Via Lucis com Maria’ propõe, a quem a ler e meditar, um “caminho de luz’ (via lucis), mais do que um caminho de cruz (via crucis), porque “a ressurreição é o que estamos a viver neste Tempo Pascal”.

O livro resulta de um trabalho conjunto com Isabel Figueiredo, diretora de conteúdos religiosos da Renascença, que há dois anos publicou a “Via Sacra com Maria”, que também teve uma versão áudio no “Passo a Rezar”, o projeto do Apostolado da Oração (AO) que disponibiliza orações diárias em mp3. Foi a essas gravações que o padre António Valério recorreu quando o ano passado esteve na Bolívia a cumprir a última etapa de formação como jesuíta, e fez os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. O livro “foi uma ajuda preciosa” e teve “a intuição de tomar notas de como Maria ia vivendo e sentido os dias da ressurreição”.

“Tive a ousadia de me pôr a falar em nome de nossa Senhora”, confidenciou durante a apresentação. O que escrevia fazia sentido, mas sentia que faltava alguma coisa, porque “como homem e como padre, jamais poderia dar a estas palavras a expressão de uma mulher e de uma mãe”. Foi aí que pediu a ajuda de Isabel Figueiredo.

O “sim” não foi imediato, contou a autora durante a apresentação. Mas, acabou por rever o texto e o resultado não podia agradar-lhe mais. E acrescentou: “Este livro não é dos autores, é de quem o lê, as orações são de quem as reza, as palavras são de quem se sentir tocado por elas”.

A apresentação do livro esteve a cargo do padre Américo Aguiar, que falou da importância deste “pequenino livro de bolso”, como lhe chamou, ser um “pronto a beber”, porque fala de coisas complicadas de modo simples.

“É uma espécie de app, mas em papel”, que ajudará “a começar a fazer caminho” mesmo “quem está fora disto e não bebe destas coisas desde pequenino, porque é vida que está aqui, e vida vivida”, afirmou ainda o presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença, que elogiou o trabalho que o autor, padre António Valério, e o Apostolado da Oração têm feito ao explicar e apresentar “coisas complicadas do modo mais simples”, nomeadamente através dos projetos digitais que têm desenvolvido.

“Via Lucis com Maria” é uma edição do Apostolado da Oração, com uma versão áudio no “Passo a rezar”, e tem o apoio da Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+