Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hackers atacam YouTube e "Despacito" desaparece

10 abr, 2018 - 11:30 • Rui Barros

Muitos videos foram alterados, tendo a imagem que antecede a reprodução sido modificada, e o vídeo mais reproduzido na plataforma - "Despacito", de Luis Fonsi e Daddy Yankee - foi mesmo eliminado.

A+ / A-

Um ataque informático de origem ainda não identificada à plataforma de partilha de vídeos online YouTube atingiu videoclipes de artistas populares

Vários videos foram alterados, tendo a imagem que antecede a reprodução sido modificada, e o vídeo mais reproduzido na plataforma, a música "Despacito", de Luis Fonsi e Daddy Yankee, terá mesmo desaparecido do site. A sua imagem foi substituída por uma fotografia com uma referência à série do Netflix "La Casa de Papel".

A música de Luis Fonsi tinha ultrapassado, recentemente, "See You Again" como o vídeo mais reproduzido no site. Eram já mais de cinco mil milhões de visualizações.

Outros vídeos, de artistas como Chris Brown, Shakira, DJ Snake, Selena Gomez, Drake, Katy Perry, and Taylor Swift, terão sido também alvo dos "hackers", apesar de muitos ainda estarem disponíveis no site, ainda que com a imagem que a reprodução alterada.

Todas as alterações foram feitas nas contas Vevo - uma parceria entre diversas editoras para colocar videoclipes na plataforma - dos artistas, pelo que não é claro se foi o YouTube ou as contas destes artistas que foram alvo do ataque.

O site de tecnologia The Verge avança que o ataque poderá ter sido feito pelo coletivo de hackers Prosox, que terá escrito "Free Palestine" em alguns dos vídeos atacados.

A Alphabet, empresa detentora do Google e do Facebook, ainda não prestou qualquer esclarecimento sobre o caso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+