|
A+ / A-

500 anos. Igreja do Loreto lança programa de comemorações

08 abr, 2018 - 09:34

A programação estende-se até 2019 e pretende dar a conhecer melhor esta igreja mandada construir por mercadores italianos.

A+ / A-

Veja também:


A Igreja do Loreto, em Lisboa – também conhecida como a Igreja dos Italianos - celebra este domingo 500 anos. Foi construída fora da muralha fernandina, sobreviveu a um grande incêndio (em 1651) e ao terramoto de Lisboa (1755).

O dia de aniversário é assinalado, esta manhã, com uma missa às 10h30, presidida pelo Núncio Apostólico, Monsenhor Rino Passigato, e na qual participa o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Mas as comemorações prolongam-se até 2019, como forma de celebrar uma igreja mandada construir por mercadores italianos.

“A igreja do Loreto foi fundada a 8 de abril de 1518, a data em que os canónicos de São João Latrão aceitaram o terreno que os mercadores italianos ofereceram a São João Latrão e decidiram entregar os privilégios para que fosse fundada uma igreja devota ao culto do Loreto, um culto que na altura tinha uma grande devoção e uma grande divulgação em Portugal”, explica à Renascença Nunziatella Alessandrini, responsável pelo arquivo da igreja.

Além de concertos e o lançamento de um livro, haverá também um ciclo de conferências. “Começamos dia 9 de abril, com a abertura na embaixada de Itália, e depois, uma ou duas vezes por mês, haverá um orador que falará sobre uma particularidade da igreja do Loredo”, explica Nunziatella Alessandrini.

“Falar-se-á da escultora dos órgãos e dos organeiros, dos livreiros e será um ciclo extremamente interessante”, acrescenta.

Alvo de restauro recente, esta igreja precisa de mais meios para continuar os trabalhos de conservação, agora no seu interior.

“Era uma coisa urgente, porque podia mesmo cair o telhado e foi renovado completamente. Depois, passámos ao interior da igreja. Parece tudo acabado, mas há muitas coisinhas que precisam de continuar. Claro, um passo de cada vez, mas havemos de continuar ainda aqui dentro”, diz o reitor, o padre Francesco Temporin, ao programa Ensaio Geral, da Renascença.

Recorde aqui o Ensaio Geral dedicado à Igreja do Loreto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.