Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Super-herói negro escolhido para reabrir cinemas na Arábia Saudita

06 abr, 2018 - 13:23

Depois de 35 anos de proibição, sauditas vão poder voltar ao cinema. Estreia de "Black Panther" na capital do reino, Riade, está marcada para 18 de abril.

A+ / A-
"Black Panther". O primeiro super-herói negro já bate recordes
"Black Panther", lançado em janeiro, foi a quinta estreia mais lucrativa da História cinematográfica dos Estados Unidos

O filme "Black Panther" vai voltar a fazer História em abril. Depois de se ter transformado na quinta estreia mais lucrativa da História cinematográfica dos Estados Unidos, tendo gerado mais de 1200 milhões de dólares (cerca de 980 milhões de euros) de receitas globais desde fevereiro, a primeira grande produção dedicada em exclusivo a um super-herói negro foi a escolhida para o retorno dos sauditas ao cinema.

Reagindo ao anúncio desta sexta-feira, a editora de assuntos globais do "Washington Post", Karen Attiah, aplaudiu no Twitter a escolha de "Black Panther" para a retomada dos cinemas no reino do Golfo depois de mais de três décadas de proibição.

A longa-metragem com assinatura da Marvel conta a história de T'Challa, príncipe do reino Wakanda, que após a morte do pai tem de defender o seu povo do vilão Killmonger.

"Maravilhoso que um filme que celebra a negritude e a realeza africana seja o primeiro que os cidadãos sauditas vão poder ver numa sala de cinema pela primeira vez em 35 anos."

Não há cinemas em funcionamento no reino desde a década de 1980, uma proibição que o herdeiro do trono saudita, Mohammed bin Salman, decidiu reverter no final de 2017, no âmbito de um plano abrangente e ambicioso para abrir a economia e a sociedade ao mundo dada a contínua queda das receitas petrolíferas.

Com direito a gala, numa sala de cinema com 600 lugares em Riade, "Black Panther" tem estreia marcada para 18 de abril. A sala é gerida pela AMC, que já tem planos para abrir mais 40 cinemas na Arábia Saudita ao longo dos próximos cinco anos. A par dela, várias outras distribuidoras de filmes estão de olhos postos num lucrativo mercado que conta com 32 milhões de espectadores até agora impedidos de ir ao cinema.

Analistas citados pela imprensa especializada nos EUA antecipam que o primeiro ano de estreias vá gerar mais de mil milhões de dólares (816 milhões de euros) de receitas no país. A confirmarem-se as previsões, em 2019 a Arábia Saudita deverá entrar diretamente para o Top 10 dos mercados de cinema mais lucrativos do mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+