Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Associação Europeia de Tripulantes de Cabine (mas não só) atenta à Ryanair em Portugal

05 abr, 2018 - 01:05 • Ana Carrilho

Christoph Drescher diz que “estes três dias geraram um movimento que se está a tornar cada vez mais forte em toda a Europa”.

A+ / A-

A greve de três dias realizada pelos tripulantes de cabine portugueses da Ryanair despertou a atenção “não apenas dos colegas europeus da companhia, mas de tripulantes de outras companhias, pilotos, políticos e operadores de transporte aéreo e de viagens”, frisa o secretário-geral da Associação Europeia de Tripulantes de Cabine (eurECCA).

Christoph Drescher esteve em Lisboa para participar na conferência de imprensa realizada pelo sindicato nacional de pessoal de voo e aviação civil (SNPVAC).

Ao lado de Luciana Passo, a presidente do sindicato português que convocou a greve que atingiu os 95% de adesão neste terceiro dia de paralisação, Christoph Drescher deixou claro que “estes três dias geraram um movimento que se está a tornar cada vez mais forte em toda a Europa”. Porque não é apenas em Portugal que a Ryanair ignora as leis do trabalho e os direitos dos trabalhadores. E comprometeu-se, enquanto dirigente da eurECCA, a tudo fazer, em Bruxelas, para que conseguir condições de trabalho iguais para todos os tripulantes, no respeito dos direitos e leis nacionais.

Nos próximos dias, vários sindicatos europeus, nomeadamente de Espanha, França, Holanda, Itália e Bélgica, além do SNPVAC, de Portugal, vão reunir-se para tentar concertar ações que levem a Ryanair a mudar de atitude.

O secretário-geral da Associação Europeia de Tripulantes de Cabine admite que a companhia aérea irlandesa de baixo custo está lentamente a mudar a sua atitude em relação aos sindicatos. “Mas depois e de facto, nas negociações, quer impor as suas regras e as suas posições”. O que para Christoph Drescher, é inaceitável.

Além disso, a Ryanair recusa-se a negociar com sindicatos que não têm na sua direção trabalhadores da companhia, como acontece com o SNPVAC. O que para Luciana Passo também não é admissível. Aliás, a presidente e vários dirigentes do sindicato argumentam que só não há elementos da Ryanair na direção porque na altura das eleições os associados eram muito poucos. Situação que, entretanto, já se alterou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+