Tempo
|
A+ / A-

Brasil. Lula mais perto da prisão após chumbo de habeas corpus

04 abr, 2018 - 23:44

Voto dos juízes do Supremo foi decidido pela presidente (6-5) após 11 horas.

A+ / A-

Foi votado esta quarta-feira o habeas corpus preventivo pedido pela defesa de Lula da Silva, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A decisão esteve empatada até ao último juiz e foi decidida pela presidente do Supremo, Cármen Lúcia.

Dos 11 juízes, seis, incluindo Rosa Weber, a juíza que tinha o voto em dúvida, votaram contra o ex-presidente brasileiro. O juiz relator do processo Lava-Jato, Edson Fachin, negou o pedido da defesa. Também Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e a presidente Cármen Lúcia votaram contra o habeas corpus.

Já Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello votaram a favor.

A 24 de janeiro, o Tribunal Regional Federal da 4.ª região (TRF-4, sediado em Porto Alegre) condenou Lula, em segunda instância e por unanimidade, a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no chamado caso triplex. Antes disso, já tinha sido condenado em primeira instância pelo juiz federal Sergio Moro.

A defesa recorreu ao STF para que Lula pudesse permanecer em liberdade até o caso estar concluído em todas as instâncias, depois de ter interposto um embargo declaratório (no qual se pede ao juiz/tribunal que esclareça aspetos da sentença) – leia-se, pediu um habeas corpus preventivo.

O ex-presidente Lula está agora mais perto de ser detido porque com o habeas corpus rejeitado, o juiz Sergio Moro será autorizado pelo TRF-4 a executar o mandado de prisão. A defesa tem até 10 de abril, próxima terça-feira para interpor um novo recurso.

Cumprirá a pena em casa ou na prisão?

A lei brasileira dita que condenados a prisão com mais de 70 anos de idade podem cumprir pena em casa caso sofram de alguma doença grave. Lula tem 72 anos e sofreu de um cancro em 2012, o que poderá pesar nessa decisão.

Continua a poder ser candidato às eleições de outubro?

Mesmo preso, o homem que liderou o Brasil entre 2003 e 2010 pode candidatar-se às eleições presidenciais marcadas para outubro deste ano. O único órgão com poderes para chumbar a candidatura de Lula é o Tribunal Superior Eleitoral, que pode decidir não aceitar o registo da sua candidatura.

Qual o crime que está na base desta sentença?

O antigo chefe de Estado brasileiro foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, em regime fechado, no Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4, segunda instância) no final de janeiro e agora pode começar a cumprir pena, assim que a decisão do STF seguir os trâmites judiciais, um processo que não será imediato, já que existem prazos de contestação.

A prisão está relacionada com um dos processos da Operação Lava Jato, o maior escândalo de corrupção da História moderna do Brasil. Lula foi condenado por ter recebido um apartamento de luxo como suborno da construtora OAS em troca de favorecer contratos com a petrolífera estatal Petrobras.

[atualizado às 4h27]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    05 abr, 2018 16:39
    Lula ser condenado pela "justiça" brasileira (uma das mais corruptas do mundo) é um forte indício da sua inocência.
  • Maria Catarina Lopes
    05 abr, 2018 Porto 12:46
    Lá como cá só vai preso os criminosos pobres porque os ricos esses ficam a rir-se o que roubaram dá para pagar bem aos advogados e corromper outros.
  • Para refletir...
    05 abr, 2018 Almada 11:20
    O Brasil parece uma "república das bananas". O vota 6-5 indica que eles não sabem o que fazer! Não sei se Lula é culpado ou inocente, mas sei que inicialmente foi condenado a 9 anos e depois aumentaram para 12. Isto resultou de um cálculo matemático ou foi mais ou menos assim! Se foi mais ou menos assim talvez ele seja inocente! Lá como cá existe a separação de poderes e segundo a lei ninguém pode ser prezo até se esgotarem todos os recursos. Os tribunais não eleitos democraticamente violando a lei decidem que se pode ser prezo mesmo havendo recursos pendentes, e ninguém diz nada! Isto só pode acontecer numa "república das bananas!" Mas os grandes culpados são os brasileiros! E a maior parte dos comentadores não quer ver a realidade. O título é "Lula mais perto da prisão após chumbo de habeas corpus", quando devia ser "Juízes não se entendem em relação ao habeas corpus".

Destaques V+