Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe para 90 número de casos de sarampo confirmados em Portugal

04 abr, 2018 - 13:23

Três dos casos confirmados laboratorialmente ontem já estavam anteriormente em investigação e já estão curados.

A+ / A-
Sarampo. O regresso de uma doença erradicada
Sarampo. O regresso de uma doença erradicada

A direção-geral da Saúde (DGS) fez um novo balanço sobre o surto de sarampo em Portugal, que actualiza para 90 o número de casos confirmados. O número anterior era de 86.

De acordo com a informação da DGS, três dos quatro novos casos confirmados laboratorialmente já estavam em investigação na terça-feira e já estão curados.
Ainda segundo a DGS, apenas quatro pessoas estão ainda doentes.

A grande maioria dos infectados - 74 - são profissionais de saúde e vacinados. Apenas 13 casos não tinham recebido a vacina contra a doença.

Há ainda 15 casos em investigação.

O surto de sarampo, que teve início em fevereiro, no Hospital de Santo António, no Porto, terá sido iniciado por uma estudante de Erasmus proveniente de Itália.

Segundo a DGS, o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra.
Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.
Este organismo do Ministério da Saúde indica que "os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal".
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+