Tempo
|
A+ / A-

Hora da Verdade

Ana Catarina Mendes. Pôr polícias a vigiar políticos “é um mau princípio"

02 abr, 2018 - 00:10 • Eunice Lourenço (Renascença) e David Dinis (Público)

A número dois do PS é contra a proposta do BE de criar um organismo para vigiar rendimentos dos políticos: “Auto-flagelos só diminuem a força dos partidos”, avisa.

A+ / A-
Pôr polícias a vigiar políticos “é um mau princípio"
Pôr polícias a vigiar políticos “é um mau princípio"

Veja também:


É preciso resistir ao populismo e fortalecer os partidos, diz Ana Catarina Mendes em entrevista à Renascença e ao Público, garantindo que há um problema por resolver no financiamento dos partidos.

No Parlamento está em cima da mesa um pacote sobre transparência dos políticos. Já disse numa reunião do grupo parlamentar do PS que é preciso ter alguns cuidados nesta matéria, para não fragilizar os partidos. No que respeita a este pacote legislativo, no que é que concorda e no que é que tem dúvidas?

Há hoje na Europa, e felizmente Portugal tem resistido a isso, uma tendência para os partidos populistas e os mais radicais ganharem espaço. O Parlamento Europeu é hoje um dos exemplos onde o radicalismo e o fundamentalismo está a ganhar espaço. Eu sou formalmente contra estes fenómenos e acho que eles só se combatem se os partidos forem fortes. Ora, só são partidos fortes os que são transparentes, os que têm uma gestão democrática e que são escrutináveis com facilidade por todos os cidadãos. Por isso, toda a transparência que possa existir na vida política, sou favorável. O pacote de transparência foi o PS que lançou - e lançou bem. Está em discussão, estamos a aguardar as propostas que outros partidos (designadamente o PSD) farão, até lá não falarei.

Concorda com o diploma do BE que cria um organismo que será "polícia" para as remunerações dos políticos?

Não. Acho que vamos pelo mau caminho. A função de político é uma função de que me orgulho muito. Porque entendo a política como a possibilidade de tomar decisões que todos os dias melhoram a vida das pessoas. E ser político não é uma coisa menor na sociedade portuguesa. É aliás uma coisa de enorme responsabilidade, que nos convoca todos os dias a dúvidas, que nos coloca todos os dias perante dificuldades. Eu, se olhar ainda hoje para os números da pobreza tenho que dizer "sim, vale a pena ser política, para todos os dias combater essa pobreza". [Impôr] Polícias aos políticos é um mau princípio. Porque parte do princípio da suspeita sobre cada um dos políticos. E eu considero que as pessoas me devem escrutinar, mas não me considero sob suspeita.

Essa é uma posição da Ana Catarina Mendes ou a do PS?

É a minha posição.

O PS já tem posição oficial sobre essa proposta do BE?

O PS lançou a discussão, fez umas jornadas sobre o tema, vamos agora ver como decorre a discussão no Parlamento. Só posso dizer o seguinte: auto-flagelos só diminuem a força dos partidos.

Como estão as contas do PS?

As contas do PS são um problema há muito tempo. Desde que iniciamos funções conseguimos baixar a dívida aos fornecedores em 78% e a dívida aos bancos em 25%.

Houve perdão de dívida dos bancos?
Não. Houve renegociação dos empréstimos, dos prazos. Mas 25% em dois anos é obra, para a dívida que herdámos no PS.

Disse já que o PS devia encontrar outro método de financiamento, para além das quotas dos militantes. Já encontrou?

(Risos) Quando apresentámos uma proposta de alteração à lei do financiamento dos partidos, para retirar alguns dos obstáculos que a Autoridade Tributária (AT) coloca nas contas dos partidos, já tinha essa intenção. É óbvio que os partidos não conseguem viver apenas das quotas dos militantes, é impossível. Temos a subvenção - e por vezes temos donativos.

O PCP acabou de colocar um processo em tribunal ao ministro das Finanças, por causa das divergências com a AT sobre a questão do IVA. Foi aliás uma das questões levantadas na alteração à lei de financiamento dos partidos. O PS fará o mesmo?

Primeiro, esta questão do financiamento dos partidos foi envolta num discurso que considero demasiado populista e pouco sério. Em segundo lugar há um problema com a norma atual - e que acabou por ficar na lei, porque há partidos que deram o dito por não dito, o que correu mal...

... o Bloco?

Por exemplo. O PSD mudou de liderança, o BE mudou de posição. Mas hoje temos um problema de interpretação da norma do IVA. O PS entende que devem ficar excluídas da devolução do IVA as despesas das campanhas eleitorais. A verdade é que essa norma já existe há 18 anos: não temos isenção do IVA, temos à devolução do IVA. Mas da forma como está escrita gera discricionariedade. E permite que a AT, ao PS diga que tem direito à devolução do IVA do tonner e ao PCP que não. É isto que é um absurdo. Por isso é que era preciso clarificar a norma. Não foi por aí que os partidos quiseram. Enquanto não conseguirmos falar seriamente do financiamento dos partidos... O sr. Presidente da República acha que o financiamento devia ser totalmente publico, o PS defende que seja misto.

O PS contestará em tribunal?

O PS tem algumas ações em tribunal, como sabe, por causa da devolução do IVA. Recentemente perdemos uma, de uma devolução de alguns milhões que fariam falta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos
    03 abr, 2018 braga 16:02
    Esta senhora eatá esquecida dos políticos com ligação ao terramoto BPN, ao tsunami BES e á tempestade tropical Socrates! sim vigilância desses funcionários se nao querem nao sejam políticos! e mais, LIMITACAO dos valores das reformas! a suiça que é a suiça tem limite de 1700 euros nas reformas! pelos motivos óbvios! se esta senhora quer reduzir a pobreza comece por aí! e ja agora tambem os perdões de milhoes do fisco as auto-estradas e depois penhorarem um cidadão por uma divida de 15 cêntimos. politicos? igual a vergonha. populismo? nao! é apenas a realidade do povo, é o que voces mais receiam! estamos fartos dos roubos á descarada dos cofres públicos. ate as reparações da ponte 25 de abril vamos pagar e a concessionária a mamar durante o ano inteiro.. vergonha minha senhora, vergonha! ha gente que nao tem dinheiro sequer para ligar um aquecedor em casa devido aos preços abusivos da EDP, impostos em cima de impostos. Cale-se.
  • antirouge
    02 abr, 2018 Setúbal 22:13
    Esta Catarina Mendes é uma peça a não perder no PS !.
  • fanã
    02 abr, 2018 aveiro 20:10
    "QUEM NÃO DEVE NÂO TEME"..........não se trata de policiar Políticos , mas sim de travar alguns PULHITICOS !!!!
  • Democrata Global
    02 abr, 2018 Lisboa 12:25
    Esta proposta é uma medida Maoista ,Stalinista em que só os puros ,devotos exclusivistas da politica podem ocupar cargos políticos.Enfim o Paraiso para os carreiristas políticos sem curriculum vitae da tecnocracia e vida real.É uma medida de afastamento definitivo da sociedade civil em geral dos cargos políticos.A MATURIDADE DO PARLAMENTO existirá ainda? COMO REAGIRÁ PR?

Destaques V+