Tempo
|
A+ / A-

Trump ameaça imigrantes e volta a atacar o México

01 abr, 2018 - 21:34

O acordo NAFTA também não escapou à ira do líder norte-americano.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos garante que não vai haver acordo para legalizar jovens migrantes (Dreamers) e quer lei mais dura.

Donald Trump usou a rede social Twitter para dizer que a fronteira com o México está a tornar-se cada vez mais perigosa.

“Os agentes de fronteira não conseguem fazer o seu trabalho devido a leis ridículas dos liberais democratas que levam a apanhar e a libertar pessoas. Está a ficar mais perigoso. Estão a chegar ‘caravanas’. Os Republicanos têm de usar a opção nuclear para passar leis difíceis agora. Não há acordo DACA”, escreveu o líder norte-americano.

O DACA [Deferred Action for Childhood Arrivals] é um programa criado na administração Obama em 2012 que permite a legalização de filhos de migrantes clandestinos entrados no país e que evitava a sua deportação. Em causa estão cerca de 800 mil jovens.

Donald Trump, que está a passar a Páscoa no seu resort de Mar-a-Lago, escreveu que o "México está a fazer muito pouco, se não mesmo nada, para parar as pessoas que entram através da sua fronteira sul e depois nos EUA. Eles riem-se das nossas leis de imigração estúpidas. Eles têm que parar com a entrada de drogas e de pessoas ou eu vou parar com as vacas gordas, NAFTA! Precisamos do muro."

Também no Twitter, Trump também ameaçou o acordo de comércio livre NAFTA, que está atualmente a ser renegociado com México e Canadá.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JMC
    03 abr, 2018 USA 15:26
    O típico ditador engana a população por inventar um inimigo se não existir nenhum. Nos estados (por exemplo, na Califórnia) onde moram muitos imigrantes mexicanos, não se registem assim tantos problemas; as diversas pessoas só trabalham juntos e dão-se bem um com os outros. Porém, com o objectivo de conquistar o poder e, portanto, dominar o povo, o típico ditador tem que dividir e conquistar.

Destaques V+