Tempo
|
A+ / A-

Tribunais somam erros nos cálculos das custas judiciais

28 mar, 2018 - 15:25

Denúncia parte de uma advogada que trabalha há anos em processos de insolvência de pessoas singulares.

A+ / A-
Ouça a reportagem da jornalista Marina Pimentel

Uma advogada que trabalha, desde há cinco anos, em processos de insolvência de pessoas singulares, denuncia, em declarações à Renascença, que os tribunais cobram, cada vez mais, taxas de Justiça indevidamente.

Muitas vezes, os casos acontecem em situações em que as pessoas se encontram em situação de grande fragilidade, como quando requerem ao Tribunal a declaração de insolvência.

Filomena Villas Raposo diz que as contas que são apresentadas às pessoas que requerem insolvência são sempre mais altas do que é devido.

Também ouvido pela Renascença, Diamantino Pereira, um professor universitário e antigo escrivão, considerado um dos grandes especialistas em Portugal em custas judiciais, reconhece que nem todo os tribunais sabem aplicar o Código das Custas.

Ouça a reportagem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+