Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Aparição”. O filme que “provoca o próprio livro" chegou a Évora

27 mar, 2018 - 11:41 • Rosário Silva

O filme "Aparição", do realizador Fernando Vendrell, baseado na obra de Vergílio Ferreira, foi exibido em Évora, onde foi integralmente rodado.

A+ / A-

Uma panorâmica da Praça do Giraldo, no final dos anos 50, marca a chegada a Évora de Alberto Soares, um jovem escritor, colocado no então Liceu, para lecionar. É o início de uma história, adaptada ao cinema, do homónimo clássico da literatura portuguesa, da autoria de Vergílio Ferreira, “Aparição”.

Um filme teve direito a uma sessão especial em Évora, cidade onde foi integralmente rodado. A apresentação contou com a presença dos atores principais e do próprio realizador. Em declarações aos jornalistas, Fernando Vendrell disse que “foi um filme muito especial”, marcando o seu regresso, à realização. “Esta sessão é muito emotiva”, confessou

O realizador revelou que o ambiente da cidade, que visitou durante o processo de preparação, acabou por alterar o guião. “Há uma energia da cidade, a forma como as pessoas conhecem a obra e nela se projetam, trouxe-me uma informação tão importante que alterou a dramaturgia, o ritmo, o espaço e o tempo do próprio filme”, admite.

À pergunta da Renascença sobre se não teme a comparação entre a obra de Vergílio Ferreira e o filme que realizou, Fernando Vendrell diz que isso "é inevitável", mas sublinha que se trata de "dois objetos diferentes".

"O livro é muito mais denso e o filme é uma leitura dramatúrgica do livro”, argumenta o realizador, para quem o filme “provoca o próprio livro”, obrigando a quem o vê a “emergir na história, numa poética diferente”, projetando “ideias diferentes sobre a obra”.

Mas o filme constitui, igualmente, uma experiência especial para os eborenses. Nele podem ser identificados locais, monumentos e figurantes. “Foi extraordinário e um momento especial para a cidade”, refere Fernando Vendrell.

A sessão especial que Évora recebeu contou com a presença dos atores Jaime Freitas e Victoria Guerra.

No papel de Sofia, a “jovem provocadora, sensual e inconsequente” que vive um romance com o professor, Victoria Guerra evidenciou o bom estado de conservação da cidade. “Por vezes foi difícil por causa do frio, mas as ruas de Évora estão bem conservadas e ainda é possível filmar à época sem ter que mudar muita coisa”, mencionou.

Por seu lado, Jaime Freitas ator que deu vida ao professor Alberto Soares, reconheceu ter sentido “uma certa ansiedade” atendendo à responsabilidade do papel, com o qual até se identificou. “Quando li o livro, descobri muitas coisas sobre mim e identifiquei-me com estas deambulações filosóficas e existencialistas”, acabando “por me misturar com a personagem”, revelou.

“Aparição”, que ganhou o Prémio de Melhor Filme Português no Fantasporto, foi integralmente filmado em Évora, confirmando a relevância do livro de Vergílio Ferreira, um dos dez romances mais significativos da literatura Portuguesa do século XX.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+