Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal não expulsa diplomatas russos

26 mar, 2018 - 17:01

Ministério dos Negócios Estrangeiros tomou "boa nota" da decisão de 14 países da União Europeia de expulsar diplomatas russos e defende "concertação" na resposta ao envenenamento de um ex-espião.

A+ / A-
Adesão em massa ao Reino Unido faz mais de 100 diplomatas russos expulsos
Adesão em massa ao Reino Unido faz mais de 100 diplomatas russos expulsos

Veja também:


Portugal tomou "boa nota" da decisão de 14 países da União Europeia de expulsar diplomatas russos, afirma o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em comunicado.

A diplomacia portuguesa não anuncia a expulsão de diplomatas russos e "acredita que a concertação no quadro da União Europeia é o instrumento mais eficaz para responder à gravidade da situação presente”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros sublinha que “Portugal condenou imediatamente o atentado de Salisbury e expressou com veemência a sua solidariedade com o Reino Unido”, numa referência ao envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal, em Inglaterra.

“Além da intervenção em instâncias internacionais como a NATO e a OSCE, participou nos debates ocorridos no Conselho Europeu e no Conselho de Negócios Estrangeiros, de que resultou, designadamente, a decisão de a União Europeia chamar para consultas o seu embaixador em Moscovo”, refere o comunicado do gabinete do ministro Augusto Santos Silva.

Os Estados Unidos e vários Estados-membros da União Europeia anunciaram, esta segunda-feira, a expulsão de diplomatas da Rússia.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, revelou que 14 países da UE decidiram expulsar diplomatas russos, em resposta ao envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal, um ataque ocorrido na cidade inglesa de Salisbury e atribuido à Rússia.

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson, saudou a "resposta extraordinária" dos aliados do Reino Unido ao caso Sergei Skripal com "a maior expulsão coletiva de agentes russos de sempre".

O caso Skripal provocou uma grave crise diplomática entre a Rússia, o Reino Unido e os países ocidentais.

A 14 de março, Londres anunciou a expulsão de 23 diplomatas russos do território britânico e o congelamento das relações bilaterais, ao que Moscovo respondeu expulsando 23 diplomatas britânicos e suspendendo a atividade do British Council na Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A. Moura
    26 mar, 2018 Lx 18:18
    Esta luminária do governo tem mania que é esperto, mas não passa de um sofista medroso: tomaram " boa nota".... Ou seja, traduzindo, temos medo, somos cobardes!
  • Envergonhado
    26 mar, 2018 Lx 18:11
    Coitaditos, se nem para expulsar alguém do Iraque tivemos força e coragem, quanto mais mexer num fio de cabelo de um diplomata russo. Somos pequeninos e mais pequenitos nos fazemos. Por isso, ninguém nos respeita muito, a começar por Angola. É que não somos capazes de dar um murro na mesa. Para opinar e até dar lições de moral a outros países estamos sempre prontos. Mas de boca, fazer é que não é connosco. Porcaria de aliado, devem pensar os ingleses...

Destaques V+