Tempo
|
A+ / A-

Rio satisfeito com valor de 2017, mas em alerta para 2018

26 mar, 2018 - 14:20

Líder do PSD lembra que défice previsto no OE para 2018 é de 1,2%, o que significa "que, se assim for, o défice se agrava de 2017 para 2018".

A+ / A-

O líder do PSD, Rui Rio, considera positivo que o défice orçamental de 2017 se tenha situado em 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB), embora a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos tenha elevado o valor para 3%.

"Obviamente que é importante que as contas públicas caminhem para o equilíbrio, senão mesmo até para um ligeiro superavit", comentou Rui Rio, em Arganil, no distrito de Coimbra, onde se deslocou, esta segunda-feira, para se reunir com associações e bombeiros locais.

Segundo o dirigente social-democrata, é o equilíbrio orçamental "que dará naturalmente confiança aos mercados, à economia e, portanto, é um valor positivo conseguir situar-se em 1%".

No entanto, o líder do PSD recordou que o défice previsto no Orçamento para 2018 é de 1,2%, o que significa "que, se assim for, o défice se agrava de 2017 para 2018".

"A não ser que não seja executado o orçamento aprovado na Assembleia da República e, por essa via, o défice fique inferior", sublinhou.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que o défice orçamental de 2017 ficou nos 3% do Produto Interno Bruto (PIB) com a recapitalização da CGD, mas que teria sido de 0,9% sem esta operação.

"Este resultado inclui o impacto da operação de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), no montante de 3.944 milhões de euros, que determinou um agravamento da necessidade de financiamento das Administrações Públicas em 2% do PIB", referiu o INE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+