Tempo
|
A+ / A-

Carles Puigdemont ouvido pela justiça alemã

26 mar, 2018 - 06:32

Tribunal alemão vai decidir se extradita ou não o ex-presidente do governo da Catalunha.

A+ / A-

Carles Puigdemont vai comparecer esta segunda-feira no Tribunal Administrativo de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha. A sua detenção abre um processo judicial no país sobre a possibilidade de extradição para Espanha ou julgamento em instâncias alemãs.

A justiça alemã poderá manter o antigo líder catalão sob custódia até ao início do processo de extradição, que pode levar meses. Mas o tribunal pode também decidir pela colocação de Puigdemont em liberdade com medidas cautelares. Esta já havia sido a decisão tomada pela justiça belga em novembro do ano passado.

O líder indendentista da Catalunha foi detido este domingo pela polícia alemã, pouco depois de cruzar de carro a fronteira da Dinamarca com a Alemanha. Seguia a caminho da Bélgica.

Uma operação em que terá sido decisivo o papel da secreta espanhola. Segundo a imprensa espanhola, uma equipa de 10 a 12 elementos espiões do Centro Nacional de Inteligência seguiu Puigdment desde sexta-feira da Finlândia, passando pela Suécia e pela Dinamarca até chegar à Alemanha onde foi ontem detido.

A detenção aconteceu na sequência da execução de um mandato internacional de captura que impendia sobre Carles Puigdemont. Está acusado pela justiça de Espanha de sedição e rebelião.

A defesa de Puigdemont assegura que intentará enfrentar o processo judicial na Bélgica, onde Puigdemont vive exilado desde outubro do ano passado.

"Há muitos argumentos para a Alemanha rejeitar o mandado de detenção europeu, mas a principal razão é porque está a ser usado para deter opositores políticos", declarou o advogado belga de Puigdemont, Paul Bekaert.

"A justiça alemã também levará em conta o facto de, na minha opinião, a Espanha está a entrar numa ditadura e que deixa de haver democracia quandos os eleitos pelo povo são detidos", acrescentou.

Na sequência da detenção de Puigdemont, milhares de pessoas saíram à rua em Barcelona em protesto. Os últimos números dão conta de, pelo menos, uma centena de feridos em confrontos com a polícia.

As manifestações na cataulunha intensificaram-se nos últimos dias, depois de os líderes separatistas terem sido forçados a abandonar os planos de nomear um novo presidente na sequência da detenção em Espanha, do mais recente candidato, Jordi Turell.

Conflito será resolvido de acordo com a lei espanhola

A decisão de extraditar ou não Carles Puigdemont está nas mãos das autoridades judiciais regionais e não haverá interferência do governo federal da Alemanha, assegura o executivo.

O porta-voz do governo, Steffen Seibert, diz que o caso está a ser tratado de acordo com as "leis alemãs e as disposições sobre mandados de prisão europeus" e que a questão catalã só pode ser resolvida no contexto da lei espanhola.

"A Espanha é um Estado democrático e de direito e a convicção do governo federal (alemão) é a de que o conflito na Catalunha deve ser resolvido dentro da estrutura jurídica e constitucional espanhola", acrescentou Seibert. "Por esta razão, nós, nestes últimos meses, apoiamos a posição clara do governo espanhol de salvaguardar esse sistema legal e constitucional", frisou.

Nove detidos e mais de 90 feridos em protestos contra a detenção de Puigdemont
Nove detidos e mais de 90 feridos em protestos contra a detenção de Puigdemont
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+