Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Milhares nas ruas de Barcelona exigiram libertação de independentistas

25 mar, 2018 - 18:39

Entre os detidos está o ex-presidente do Governo Regional da Catalunha Carles Puigdemont. Protestos provocaram, pelo menos, 87 feridos e seis detidos.

A+ / A-
Quase uma centena de feridos em protestos contra a detenção de Puigdemont
Quase uma centena de feridos em protestos contra a detenção de Puigdemont

Milhares de pessoas manifestaram-se este domingo no centro de Barcelona contra a detenção do ex-presidente do Governo Regional da Catalunha Carles Puigdemont e a prisão de cinco políticos independentistas catalães. Há notícia de, pelo menos, 87 feridos e seis detidos.

Manifestantes concentraram-se em frente à delegação da Comissão Europeia em Barcelona e outros milhares junto ao gabinete do representante do Governo espanhol na Catalunha.

Os protestos, organizados pelos Comités de Defesa da República (CDR) e pela Assembleia Nacional da Catalunha (ANC), deveriam juntar-se em frente à delegação da Comissão Europeia em Barcelona e terminar em frente ao consulado da Alemanha, localizado em Port Olimpic, mas o trajeto foi separado.

Os participantes empunharam bandeiras e cartazes, em que se podia ler "desobediência civil", enquanto gritavam slogans a favor da libertação dos "presos políticos" e do ex-presidente Carles Puigdemont. Os manifestantes também apelaram a uma nova greve geral e a gritar "a Europa é uma vergonha".

A manifestação convocada pelos Comités de Defesa da República coincidiu com um outro protesto convocado pela Assembleia Nacional da Catalunha, também contra a detenção do ex-presidente Carles Puigdemont e a prisão efetiva de cinco políticos independentistas catalães decretada pelo Supremo Tribunal espanhol.

A detenção de Puigdemont acontece na sequência de um mandado de detenção europeu e internacional por parte do Supremo Tribunal espanhol, que na sexta-feira decidiu também aplicar prisão efetiva sem fiança a cinco políticos independentistas catalães, acusados de delito de rebelião, no quadro da tentativa de criação de uma república independente na Catalunha.

[atualizado às 22h50]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    26 mar, 2018 02:33
    "SA" mais parece "MV": Miguel de Vasconcelos.
  • SA
    25 mar, 2018 Selta 23:37
    Estamos em véspera da Páscoa, e para os Católicos está bem presente o plebiscito de Pôncio Pilatos. A pergunta era: "quem quereis vós que eu solte, Jesus o Rei dos Judeus, ou Barrabás?" E então a multidão começou a gritar "Solta Barrabás!" A multidão é mesmo assim, não tem qualquer discernimento do bem e do mal, basta alguém começar a gritar mais alto e tudo vai atrás. Então o homem andou a brincar aos referendos, a brincar às independências, ao polícia e ao ladrão, e agora estava à espera de quê? Estava a pensar que as leis só são para cumprir quando são a nosso favor?? Então ele não sabia que a autonomia não dá direito a ser independente? Isso é que era bonito, os pais davam a chave de casa aos pequenotes e depois eles para fazerem birra diziam que a casa era deles e que os pais ficavam na rua! MUITO ENGRAÇADO... Senhor Puigdmont quer brincar às casinhas? Vá ao Portugal dos Pequenitos!

Destaques V+