Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

São já 69 os casos confirmados de sarampo em Portugal

24 mar, 2018 - 13:55

Do total, 24 já estão curados.

A+ / A-

Veja também:


O número de casos positivos de sarampo subiu este sábado para 69, segundo os mais recentes dados da Direção-geral da Saúde (DGS).

Quanto ao número de casos curados, aumentou para 24.

Há agora 36 casos em investigação e outros 130 que foram considerados negativos.

A DGS recorda que o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas, ou por propagação no ar, quando a pessoa infetada tosse ou espirra.

Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes e até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Os sintomas de sarampo aparecem, geralmente, entre 10 a 12 dias depois de a pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal.

Existe vacina contra o sarampo no Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada em duas doses: aos 12 meses e aos cinco anos de idade.

Os profissionais de saúde devem ter as duas doses da vacina independentemente da sua idade.

O que precisa de saber sobre o sarampo
O que precisa de saber sobre o sarampo
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+