Tempo
|
A+ / A-

Petição "É necessário travar a Altice" já tem mais de três mil assinaturas

23 mar, 2018 - 20:01

O documento pretende que o Parlamento discuta o processo de concentração de propriedade, pela compra da Media Capital por parte da Altice, a transmissão ilegal de estabelecimento feito pela empresa e as ações que tem desenvolvido com vista ao despedimento de centenas de trabalhadores.

A+ / A-

Durante o próximo mês de abril, devem estar recolhidas as quatro mil assinaturas necessárias para pôr o Parlamento a discutir os assuntos que envolvem a Altice, desde a compra da TVI ao despedimento de trabalhadores.

A esperança foi manifestada esta sexta-feira, em Lisboa, por alguns dos responsáveis pela petição "É necessário travar a Altice", que já tem mais de três mil assinaturas.

O documento pretende que o Parlamento discuta o processo de concentração de propriedade, pela compra da Media Capital por parte da Altice, a transmissão ilegal de estabelecimento feito pela empresa e as ações que tem desenvolvido com vista ao despedimento de centenas de trabalhadores.

A jornalista Anabela Fino deu um exemplo do perigo que representa este possível conglomerado entre operadores de telecomunicações e meios de comunicação social.

“É o caso conhecido da senhora que, infelizmente, faleceu porque não lhe tinha sido reposto o telefone. Uma empresa que é responsável pela reposição da comunicação, que ao mesmo tempo domina a grande massa dos órgãos de comunicação, qual é a repercussão que um caso destes vai ter? Desaparece. E não temos motivos para estar preocupados”, adverte Anabela Fino.

Vitor Narciso, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telecomunicações, alerta para a situação em que vivem centenas de trabalhadores da antiga PT, sujeitos a pressões e a transferências entre empresas da Altice.

O sindicalista criticou as duas mais recentes contratações para a presidência do conselho consultivo das relações laborais da Altice Portugal.

“O João Proença vem da UGT, o Silva Peneda vem do CES [Conselho Económico e Social]. Supostamente, seria um esforço da Altice para melhorar as relações laborais. Claro que é treta. Aqueles senhores são funcionários da Altice”.

As mais de três mil pessoas que já assinaram esta petição reivindicam a retoma do controlo público da atual Meo e a inviabilização da operação de aquisição do grupo Media Capital por parte da Altice.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+