Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Português em estado grave no ataque em França

23 mar, 2018 - 18:40

Notícia atualizada pela secretaria de Estado das Comunidades que chegou a dar o cidadão luso como morto.

A+ / A-

Veja também:


As autoridades francesas corrigem a informação oficial dada ao Governo português. O cidadão português, que chegou a ser dado como morto após o ataque no sul de França, não faleceu, mas está em estado grave.

"Trata-se de uma vítima portuguesa que está gravemente ferida no hospital", disse o secretário de Estado das Comunidades, adiantando que, "felizmente, não pereceu neste ataque terrorista".

Tratou-se uma falha de comunicação por parte das autoridades francesas, que transmitiram uma informação errada aos serviços consulares portugueses.

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, baseado em informações vindas de França, chegou a confirmar a morte de um português no ataque terrorista desta sexta-feira no sul de França, que causou quatro vítimas mortais, entre as quais o atacante, e cinco feridos.

O secretário de Estado disse ainda à Lusa que decidiu ficar em França para acompanhar a situação, reunindo-se com a família do português na manhã de sábado para manifestar toda a disponibilidade para a apoiar e reunir-se com as autoridades hospitalares.

Anteriormente, a agência Lusa tinha avançado, citando um amigo da família, que um português de 27 anos, residente nos arredores da cidade de Carcassonne, estava em estado "grave" na sequência de disparos pelo autor do atentado terrorista desta manhã no sul de França.

Manuel Correia, amigo do jovem e da sua família, confirmou à Lusa que o português estava a conduzir o seu carro quando o atacante disparou, vitimando mortalmente o passageiro que seguia ao seu lado.

A mesma fonte adiantou que o jovem, originário de Coimbra, está em França "há uns dois anos" e que os pais emigraram há mais tempo.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já manifestou solidariedade com a família do português e enviou uma mensagem ao seu homólogo francês, Emmanuel Macron.

"Ao tomar conhecimento do facto de um cidadão português ser também vítima mortal no ataque em Trèbes, o Presidente da República deseja manifestar a sua solidariedade e sentidos pêsames aos familiares e amigos neste momento difícil", lê-se numa nota publicada no portal da Presidência da República.


[Notícia atualizada às 22h34]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+