Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estatuto do cuidador informal vai continuar a ser discutido na especialidade

23 mar, 2018 - 15:56

O deputado do Bloco de Esquerda José Soeiro diz que, até ao verão, será necessário encontrar uma solução.

A+ / A-

Todos os projetos sobre o estatuto dos cuidadores informais baixaram sem votação à comissão parlamentar do Trabalho.

Os diplomas irão ter agora nova discussão durante 60 dias numa tentativa de as bancadas chegarem a um acordo alargado que permita o reforço dos direitos daqueles que cuidam de pessoas dependentes.

O deputado do Bloco de Esquerda José Soeiro diz que, até ao verão, será necessário encontrar uma solução.

“Estamos dispostos e empenhados a trabalhar em conjunto com todos os partidos e também como Governo para darmos a mais de 800 mil pessoas, cujos cuidados que prestam não estão hoje reconhecidos”, afirma José Soeiro.

A votação estavam quatro projetos. Para além da proposta do Bloco de Esquerda, estavam em análise as iniciativas do PCP, CDS e PAN. Todos os projetos baixaram à especialidade.

A proposta do Bloco propõe cuidados domiciliários para dar formação aos cuidadores, garantir direitos laborais para as pessoas que até agora só têm uma opção - ou cuidar ou trabalhar -, e assegurar que não perdem anos de trabalho que poderiam contar para as suas reformas.

A assistir nas galerias do hemiciclo estiveram alguns representantes dos cuidadores informais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+