Tempo
|
A+ / A-

Ministério Público acusa marroquino de pertencer a organização terrorista internacional

23 mar, 2018 - 15:30

O MP acusa Abdessalam Tazi de pertencer à organização terrorista Daesh, para o qual terá recrutado vários jovens marroquinos em Portugal.

A+ / A-

O Ministério Público deduziu acusação contra um marroquino, com 64 anos, suspeito de oito crimes relacionados com terrorismo. O homem está detido preventivamente na Cadeia de Monsanto.

O MP acusa Abdessalam Tazi de pertencer à organização terrorista Daesh, para o qual terá recrutado vários jovens marroquinos em Portugal.

Segundo a acusação, foi no Conselho Português de Refugiados que este homem começou a radicalizar.

O arguido é acusado também obter fundos que serviram para financiar a atividade do auto-proclamado Estado Islâmico.

De acordo com o comunicado emitido esta tarde pelo DCIAP – Departamento Central de Investigação e Acção Penal – o individuo em causa terá, designadamente, recrutado um cidadão que foi, depois, detido em França pela tentativa de realização de ataque terrorista naquele país.

Também segundo a acusação, o arguido terá, ainda, através da utilização de cartões de crédito falsos, obtido fundos com o objetivo de financiar atividades relacionadas com o terrorismo e que seriam levadas a cabo por jovens por si radicalizados.

Apurou-se, no decurso da investigação, que correm termos contra o arguido processos de idêntica natureza na Alemanha e na França. Relativamente aos factos investigados neste último país, as autoridades francesas emitiram mandado de detenção europeu (MDE), tendente à oportuna entrega do arguido.

Ao arguido é imputado um crime de adesão a organização terrorista internacional, um crime de falsificação com vista ao terrorismo, quatro crimes de uso de documento falso com vista ao financiamento do terrorismo, um crime de recrutamento para terrorismo e um crime de financiamento do terrorismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bora
    23 mar, 2018 Lisboa 16:15
    O tal Abdessalam Tazi está na cadeia em Monsanto. Uau! Já deve ter ensinado meio mundo ali como se faz a coisa, grandes cursos que o pessoal lá deve estar a tirar com este mestre ...O MP que se acautele, qualquer dia o fulano sai de lá e nem dá uma palavrinha a ninguém ...bem, o único que lhe pode fazer frente nesta arte do terrorismo será o Fisco, pois actua de forma bem terrorista ...

Destaques V+