Tempo
|
A+ / A-

Crónica de António Jorge

​Os Cinco e o Bob

23 mar, 2018 - 14:03 • António Jorge, coordenador musical da Renascença

No final do concerto de Bob Dylan, alguém comenta: “Adorei, mas nem boa noite, nem obrigado, nada…” Afastei-me e pensei: Era necessário?

A+ / A-

E ao terceiro mês do ano de 2018, Dylan, Bob Dylan regressou a Lisboa.

A “Never Ending Tour”, na estrada há 30 anos, trouxe 18 canções mais duas com o selo de qualidade do homem que não deve e não teme. Por isso mesmo, reapropria-se com mestria das suas canções, amassando-as para as tornar quase novas, quase desconhecidas – Robert Zimmerman é único na arte de fazer dos clássicos (há muito canções nossas) verdadeiras estreias.

Talvez porque, como sempre disse: “não me apetece olhar para trás”.

Dylan entrou no palco de um pavilhão esgotado e sem luzes acompanhado por cinco músicos de excelência (poderia ser de outra forma?).

O autor de “The Times They Are A Changin” fez um concerto de mão dada com o seu piano e apenas por uma vez deixou o elegante instrumento entregue à dimensão do palco.

A noite começou cedo e terminou ainda mais cedo, porque esta coisa de ouvir as canções de Dylan por Dylan, não tem noite nem dia: tem apenas a temporalidade do momento - e a poesia.

Num verdadeiro cocktail detox (sem prazo de validade), revisitámos o lugar onde afinal o blues, o rock, o jazz e o swing coabitam em plena harmonia, roçando por vezes a perfeição.

Vinte canções depois, o trovador e Nobel da Literatura faz apenas um pequeno gesto de agradecimento e volta de novo costas a tudo – apenas porque não tem tempo para olhar para trás.

Momentos antes tinha cantado “Blowin' in The Wind”, mais uma canção quase nova: ou talvez não.

Já cá fora, alguém comenta: “adorei, mas nem boa noite, nem obrigado, nada…”

Afastei-me e pensei: e era necessário?

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+