Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agustina Bessa-Luís homenageada em Vila Real

23 mar, 2018 - 12:33 • Olímpia Mairos

Ao longo do ano, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai homenagear a autora de Sibila.

A+ / A-

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) inicia esta sexta-feira, uma homenagem a Agustina Bessa-Luís. A iniciativa prolonga-se ao longo do ano com colóquios, exposições e cinema, para divulgar a obra da escritora com fortes ligações ao Douro.

A homenagem à escritora, no ano em que se assinalam os 70 anos da publicação de “Mundo Fechado”, uma das primeiras obras da autora, é lançada na cerimónia de celebração do 32º aniversário da academia transmontana que conta com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

A festa de aniversário da UTAD será, assim, acompanhada por momentos musicais a cargo de Paulo Vaz de Carvalho e pela leitura de textos da escritora homenageada.

A oração da sapiência, com o título “Agustina - entre revolução e tradição”, será proferida pela antiga ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, professora emérita da Universidade do Porto e membro da Direção do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís.

Ao longo do ano terão lugar vários eventos como “As tardes da Agustina”, um colóquio de dois dias que vai abordar várias facetas do trabalho da escritora, desde o jornalismo ao cinema, e vai contar com a participação de convidados nacionais e estrangeiros e um ciclo de cinema.

A primeira “tarde da Agustina” ocorre a 13 de abril, em torno da obra “O princípio da incerteza”.

Já o mês de maio será dedicado ao livro “Dentes de rato”, a obra de Agustina mais dirigida para a juventude. A atividade será desenvolvida em articulação com as escolas de Vila Real e terá como convidada a filha da autora, Mónica Baldaque.

O programa de homenagem inclui também um ciclo de cinema, com filmes inspirados em obras da escritora, como “Vale Abraão”, realizado por Manoel de Oliveira.

Agustina Bessa-Luís, nome literário de Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa, assinalou o seu 95.º aniversário em outubro, é Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal (condecorada em 1981), Oficial da Ordem das Artes e das Letras de França (1989) e em 2016 recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal.

Agustina Bessa-Luís estreou-se como romancista em 1949, ao publicar a novela Mundo Fechado, mas seria o romance A Sibila, publicado em 1954, que constituiu um enorme sucesso e lhe trouxe imediato reconhecimento geral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+