Tempo
|
A+ / A-

​Nota de Educação Física a contar para o Superior? Não é “estratégia correta”

23 mar, 2018 - 11:05

A nota nesta disciplina no secundário deixou de contar para a média de acesso ao ensino superior em 2012. A decisão foi do ministro Nuno Crato.

A+ / A-

A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) não concorda com a ideia da nota da disciplina de Educação Física voltar a contar para a média de acesso ao Ensino Superior.

O parlamento vota esta sexta-feira um projeto de resolução do Bloco de Esquerda, com essa recomendação, que os partidos de esquerda e o CDS admitem viabilizar.

“Não creio que essa seja a estratégia correta. Nós temos muitas disciplinas que contam para a média e não é por aí que os jovens as valorizam. Cada um valoriza aquilo que tem mais interesse. O que é preciso é criar interesse nos jovens e pensar na forma como estamos a elabora o programa e a ministrar a disciplina de educação física”, diz à Renascença Jorge Ascensão, presidente da CONFAP.

A nota de Educação Física no secundário deixou de contar para a média de acesso ao ensino superior em 2012, por decisão do ministro Nuno Crato.

A CONFAP receia que a medida vá “criar dificuldades em jovens que podem ser excelentes em determinadas áreas e podem não ser tão bons, embora empenhados e esforçados, mas não têm aptidão para a educação física e ficarão obviamente prejudicados”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    23 mar, 2018 Coimbra 13:48
    Quem são os atrasados mentais, que defendem que a educação física, tenha nota e conte, para o acesso ao ensino superior. Só podem ser malucos! Que interesses obscuros estão a esconder? Os responsáveis que são sustentados pelos portugueses, que expliquem, tenham coragem não sejam cobardes.
  • Rui
    23 mar, 2018 Lisboa 13:07
    As escolas públicas na sua generalidade não tem infraestruturas nem equipamentos compatíveis com a aprovação de semelhante decreto muito obrigado adeus e um queijo da serra.
  • Fisicamente
    23 mar, 2018 Lisboa 12:50
    Estes tipos da educação, incluindo o ministro, são uns brutos. Mas é o que merecemos como povo miserável que somos...
  • Manco
    23 mar, 2018 lisboa 11:38
    È evidente que não concordo com tal medida.Parecem preferirem a força bruta e a chamada inteligência corporal,á diferenciação intelectual.Burros e fortesserao os preferidos. É uma inversão da lógica do conhecimento a favor da ginástica física. É um absurdo .lá vai o BE e CDS ganharem os votos dos professores de ginástica e perderem os dos pais CdS e BE a descer nas pr´ximas sondagens,esta é para não esquecer.Que fazer dos mancos e coxos cotas provas físicas revertidas em tóricas não obrigatórias ?Mais uma reversão só q esta é negativa.Com jeito ainda vao impor ginastiac cadeira obrigatória faculdades,seria paraiso pró profs
  • Filipe
    23 mar, 2018 évora 11:31
    A Educação Física em Portugal transformou-se nos últimos anos em darem umas voltas ao quarteirão e uns pontapés na bola . Não existe Educação Física nas escolas e além do mais , essa disciplina deveria ser praticada pelo menos duas vezes por semana e sempre como última aula do dia . O que se vê é alunos e alunas a irem para escola depois de tomarem banho em casa e se pintarem e serem obrigados a despir para suar logo umas horas depois e depois aulas de Matemática a seguir ... moídos e com sono de "tanta" atividade física . Até chegam a ter essa atividade logo a seguir a refeições a meio da manhã , não existe por parte de quem organiza o sistema uma noção de atividade física , só analfabetismo .

Destaques V+