Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Ato terrorista" faz quatro mortos em França, incluindo o atacante

23 mar, 2018 - 10:50

Segundo a France Press, o suspeito dizia pertencer ao Estado Islâmico e chegou a exigir a libertação de um dos atacantes de Novembro 2015, em Paris.

A+ / A-
O que sabemos sobre o novo episódio de terror em França
O que sabemos sobre o novo episódio de terror em França

Um indivíduo armado atirou, esta sexta-feira de manhã, contra um grupo de polícias e fugiu em seguida para dentro de um supermercado, onde fez reféns, até ser morto numa operação policial, por volta das 13h40. O incidente decorreu em Trèbes, a cerca de 20 minutos de Carcassone, no sul de França.

O atacante, identificado como um cidadão marroquino, chegou a exigir a libertação de Saleh Abdeslam, o terroista que em Novembro de 2015 participou nos atentados de Paris, em que morreram cerca de 130 pessoas, 89 das quais estavam a assistir a um concerto no Bataclan.

O balanço provisório deste ataque é de quatro mortos e vários feridos. Entre os mortos inclui-se o próprio terrorista, entretanto identificado como Redouane Lakdim, de 26 anos. Segundo as autoridades este agiu sozinho e já estava referenciado, embora não por suspeitas de ligações jihadistas.

Uma das vítimas mortais, segundo fonte policial, foi baleada na cabeça em Carcassone e outra ferida com gravidade. Trata-se dos dois ocupantes do veículo que o terrorista roubou para se dirigir a Trèbes. Pelo caminho foi atacado ainda um grupo de polícias que se encontrava a fazer exercício físico. Chegado a Trèbes, tomou de assalto o supermercado, aos gritos de "Allahu Akbar! Vou matar-vos a todos!", matando duas pessoas e fazendo vários reféns. Estes acabaram por ser libertados, à exceção de um polícia militar que, segundo a Reuters, se ofereceu para tomar o lugar dos reféns. O militar acabou por ficar gravemente ferido e a sua coragem tem sido elogiada pelas autoridades.

Segundo a France Press, o homem diz pertencer ao autodenominado Estado islâmico, grupo que reivindicou o ataque, sem contudo fornecer qualquer tipo de prova.

[Notícia atualizada às 16h19]

Homem armado faz reféns em supermercado francês
Homem armado faz reféns em supermercado francês
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vão dominar a Europa
    23 mar, 2018 Lisboa 14:33
    Neste momento já tem setenta virgens de volta dele. Qual delas a mais frustrada por ele estar totalmente morto.
  • Antonio
    23 mar, 2018 Lisboa 12:59
    Só mais um... Viva a "Europa Otária" do Multiculturalismo...

Destaques V+