Tempo
|
A+ / A-

CUP inviabiliza investidura de novo líder da Catalunha

22 mar, 2018 - 16:26

“Prefiro correr o risco de ser vítima do que baixar a cabeça", declarou Jordi Turull no parlamento de Barcelona. Nova votação prevista para sábado.

A+ / A-

A abstenção de quatro deputados da CUP vai inviabilizar, esta quinta-feira, a investidura de Jordi Turull como novo presidente do governo regional da Catalunha.

As conversações vão continuar e uma nova votação deverá ter lugar no sábado.

Jordi Turull precisa de uma maioria simples para tomar posse como presidente do governo regional catalão. Sem o apoio da CUP tem 64 votos, menos um do que os partidos constitucionalistas.

“Prefiro correr o risco de ser vítima do que baixar a cabeça. Por isso, estou aqui”, declarou Turull durante a sessão plenária desta quinta-feira.

“Diálogo, diálogo, diálogo. Isto não quer dizer renúncia nem fraqueza. Até agora, não nos quiseram sequer escutar. O clamor é cada vez mais forte. Reitero a minha oferta ao governo espanhol para conversarmos”, sublinhou.

Ex-ministro da Presidência da Catalunha, Jordi Turull foi eleito nas últimas eleições pelas listas da coligação independentista Juntos pela Catalunha.

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, suspendeu, à última hora, uma visita a Angola por causa da situação na Catalunha.

A deslocação estava marcada para o fim de semana, mas a possível eleição do novo presidente do governo regional catalão levou Rajoy a adiar a visita.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+