Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jovens metem as mãos na massa e alavancam economia de Valpaços

22 mar, 2018 - 14:42 • Olímpia Mairos

Valpaços assume-se como a capital do folar e promove feira dedicada ao produto, já certificado, e que rende um milhão de euros.

A+ / A-

A Feira do Folar de Valpaços abre portas esta sexta-feira, com 120 expositores que terão à venda 50 toneladas do produto.

O folar é uma iguaria que marca presença obrigatória em grande parte dos lares transmontanos durante a celebração da Páscoa. É feito com ovos, farinha, azeite e várias carnes como presunto, salpicão, linguiça e carnes de porco.

A vigésima edição da feira representa o início da venda do folar certificado de Valpaços, depois da atribuição da Indicação Geográfica Protegida (IGP), em 14 de Fevereiro 2017. Este ano será essencialmente o folar industrial que cumprirá o caderno de encargos da certificação, um processo que abarcará o folar tradicional no próximo ano.

“O folar é uma forma de alavancar a nossa economia e a certificação do folar abriu portas para muitos jovens meterem as mãos na massa”, avança o presidente da autarquia, Amílcar Almeida.

Segundo o autarca, o volume de negócio no recinto da feira ultrapassa “um milhão de euros”. “E sem contabilizar os ganhos para a restauração, hotelaria e comércio local. Queremos acreditar que é uma lufada de ar fresco para a economia local”, afirma o autarca.

A organização da feira representa um investimento de cerca de 120 mil euros para o município, mas o retorno é “claramente superior”.

“Esta feira é também uma oportunidade única para que muitos produtores arranjem clientela para vender o folar o ano inteiro e não apenas na época da Páscoa”, afirma.

“Queremos que o folar chegue cada vez mais longe, num trabalho que está a ser feito com quem faz o folar ao longo de todo o ano”, revela Amílcar Almeida, adiantando que uma das grandes apostas passa pela “exportação do produto congelado para que possa chegar aos quatro cantos do mundo”.

O folar é o “rei da festa”, mas há outros produtos em destaque como o fumeiro, o azeite, o vinho, o mel, o bolo podre, o pão centeio, os frutos secos, entre muitos outros, que “vale a pena provar e comprar”.

“Os produtos expostos são todos do concelho. Queremos valorizar, promover e apoiar aquilo em que o concelho é rico, que é no setor primário, com o objetivo de fomentar a economia e a nossa atratividade”, salienta Amílcar Almeida, sublinhando que o concelho tem “produtos que mais nenhum concelho possui”.

Segundo o presidente da autarquia, Valpaços destaca-se no distrito de Vila Real como o concelho com o maior superavit na balança comercial e no ranking nacional, no universo dos 308 concelhos, o concelho ocupa a posição 75º no saldo positivo da balança comercial.

A autarquia quer, por isso, prosseguir no desenvolvimento sustentável da marca ´Valpaços, a essência natural´, que, segundo Amílcar Almeida, tem concretizado o desenvolvimento da atividade económica do concelho”, um concelho onde se registam fortes investimentos no setor agrícola e onde estão a ser aplicados grande parte dos fundos comunitários destinados à região.

“Nunca se viu tanto investimento como agora, na agricultura. É na vinha, no olival, nos soutos, no amendoal ou no mirtilo”, constata o presidente da autarquia, concluindo que “hoje, praticamente não se vê uma terra ao abandono”.

A 20ª edição da Feira do Folar começa sexta-feira e vai decorrer até domingo, dia 25. Durante os três dias do certame são esperados cerca de cem mil visitantes, muitos deles provenientes da vizinha Galiza, do Minho, Grande Porto e, até do Sul do país que, de acordo com Amílcar Almeida, vêm cada vez mais em excursões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+