Tempo
|
A+ / A-

Governantes podem responder criminalmente pelos fogos?

22 mar, 2018 - 13:54 • André Rodrigues

Presidente do Fórum Penal responde à pergunta.

A+ / A-

Pode um responsável político responder criminalmente pelos fogos de outubro? "Em tese, sim", diz a presidente do Fórum Penal, Vânia Costa Ramos, em declarações à Renascença.

A jurista responde assim à possibilidade inicialmente avançada pelo jornal “Público” que, citando fonte ligada à investigação, sugere que essa hipótese não está excluída.

Num esclarecimento complementar pedido pela Renascença, o Ministério Público (MP) explica que "essa análise será feita" e que, "por agora, os vários inquéritos existentes não têm arguidos".

Em causa está o relatório da Comissão Técnica Independente que lembra a falta de resposta do governo aos sucessivos pedidos da Proteção Civil para um reforço de meios humanos e aéreos feitos ainda antes da tragédia de outubro que vitimou 48 pessoas na região centro.

Em declarações à Renascença, a presidente do Fórum Penal lembra, contudo, que é "necessário que esteja preenchido um conjunto de pressupostos, porque estaríamos sempre perante um crime de omissão".

O mesmo é dizer, um ilícito "por não se ter feito algo que poderia evitar um determinado resultado".

Para esta penalista, "existindo - em tese - essa possibilidade, é necessário que as pessoas que tutelam determinada área tenham responsabilidades concretas que lhes impusessem um determinado dever de ação e dever de cuidado".

Mas, por outro lado, Vânia Costa Ramos lembra que "há outra exigência" que ultrapassa o simples dever jurídico de um político para agir de determinada forma.

"É preciso que tivesse a possibilidade, de facto, para o fazer", sustenta a presidente do Fórum Penal.

"Certamente haverá muitos dados a considerar quanto aos motivos que existiam nesse momento para determinados meios não terem sido colocados em determinado local, ou para terem sido acionados de uma determinada forma".

Vânia Costa Ramos conclui, por isso, que, "em geral, não se pode retirar automaticamente uma responsabilização criminal para um decisor político, só porque houve um pedido que não foi seguido".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • César
    02 abr, 2018 lisboa 12:57
    Queres ver que os políticos e proprietários vao ser responsabilizados por não CHOVER.Discussoes ridiculas , alegadamente :leis mal elaboradas,falta de conhecimento e maturidade ,leituras marxistas extremistas etc ,anda tudo louco e nas mãos de gente sem conhecimento quante baste para bem legislar ?
  • Cidadao
    27 mar, 2018 Lisboa 10:24
    Ora, ora. Tomáramos nós todos que os governantes pudessem ser levados à barra do Tribunal. Tantos primeiro-ministros que ganharam eleições com uma campanha eleitoral que se revelou uma fraude - uma vez eleitos veio a desculpa habitual "encontrámos uma situação muito pior que prevíamos" e as promessas de campanha, desaparecem como por encanto. Gestão danosa, fraude, trafico de influências, corrupção, etc, etc. Algumas Leis, há, mas como foram "eles" que as fizeram na AR, estão cheias de alçapões por onde se podem escapar, e além disso tiveram o cuidado de esvaziar o MP de meios, para que não possam ser investigados sequer. E este "circuito fechado" tem funcionado de há muitos anos a esta parte. Admitem-se os descontrolos da Banca sem haver prisões? Admite-se o País a arder todos os Verões e não há responsabilização nem prisões? Admite-se a Justiça paralisada por requerimentos, recursos, expedientes dilatórios até que tudo prescreva? A quem convém este estado de coisas? Ao Povo e ao País, não convém certamente

Destaques V+