Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“Gota a gota, não seque esta ideia”. Poupe água

22 mar, 2018 - 10:12 • Olímpia Mairos

É o mote da campanha de sensibilização da autarquia de Alijó, no combate à seca.

A+ / A-

"Gota a gota, não seque esta ideia" é a campanha da autarquia de Alijó, que apela à poupança de água como forma de combater a seca.

O presidente da Câmara Municipal refere que "a luta é necessária, diariamente, apesar de a chuva" ter ajudado. “Felizmente, São Pedro valeu-nos à última da hora e quase que repôs o nível da nossa albufeira. Ela está muito próxima dos 90%”, acrescenta José Paredes.

O autarca acredita que a chuva que caiu em março vai ajudar a colmatar o problema de água, este ano, mas defende que “poupar e não desperdiçar um bem tão precioso, tem de ser constante”.

Por isso, a autarquia está a desenvolver uma campanha no sentido de sensibilizar a população para a necessidade de continuar a poupar.

Através de desdobráveis, que estão a ser distribuídos pela população, a autarquia está a transmitir mensagens de sensibilização, como fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou se barbeia, não lavar roupa ou louça com água corrente ou assegurar que não há fugas de água nas tubagens ou torneiras.

Segundo o presidente da autarquia, a campanha é para continuar, porque, o facto da barragem de Vila Chã estar a repor os níveis, “não quer dizer que se possa desperdiçar água”.

“Este é um primeiro passo. Queremos, periodicamente, e ao longo do ano, apelar e relembrar que é na poupança que muitas vezes está a melhoria das nossas condições de vida”, sublinha.

No concelho de Alijó ainda há aldeias que são abastecidas por nascentes de água. E no período do verão, em que há maiores consumos, algumas localidades registam dificuldades de abastecimento, sendo necessário recorrer à ajuda dos camiões cisternas.

Esta quinta-feira, 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. Na sede da Assembleia Geral das Nações Unidas, a data será assinalada com uma sessão em que será lançada a Década para a Ação - Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+