Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo. É uma “vergonha” Portugal ter “tão elevado risco de pobreza na Europa"

21 mar, 2018 - 21:05

Chefe de Estado considera que "é urgente juntar ao crescimento e ao emprego uma estratégia autónoma nacional de combate à pobreza.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressa vergonha pela pobreza existente em Portugal e apela à criação, com urgência, de uma estratégia nacional para a erradicar.

"Temos de ser capazes de fazer chegar à sociedade portuguesa a seguinte mensagem: ninguém é feliz ou pode ser feliz fingindo que não existe pobreza ao seu lado. Ou, dito de outra forma: é uma vergonha nacional sermos, em 2017, e agora já em 2018, das sociedades mais desiguais e com tão elevado risco de pobreza na Europa. Eu tenho vergonha", afirmou.

O Chefe de Estado, que falava na sessão de encerramento de um debate sobre este tema organizado pela Rede Europeia Anti-Pobreza, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, discordou daqueles que sustentam que "a solução passa exclusiva ou quase exclusivamente pelo crescimento que gera emprego e que acabará por chegar, mais tarde ou mais cedo, aos mais pobres dos pobres".

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "é urgente juntar ao crescimento e ao emprego uma estratégia autónoma nacional de combate à pobreza, para a sua erradicação, não esperando que um dia os avanços da economia cheguem àqueles que, nessa altura, ou não pertencerão já ao número dos vivos, ou cuja pobreza é tal que toda a recuperação é inviável".

O Presidente da República defendeu que este caminho "é o único condizente com o realismo da Constituição da República Portuguesa", com a visão de "um personalismo assente na dignidade da pessoa humana".

"O que temos é de decidir o que queremos, e não esperar por mais crises futuras, assim desperdiçando o tempo que vivemos", vincou.

"Os Açores terminaram em janeiro a consulta pública do seu projeto de estratégia regional. Não será tempo de fazermos avançar a nossa estratégia nacional?", questionou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luiz Leitão
    24 mar, 2018 S.Martinho - Sintra 12:06
    "Tenho vergonha". Palavras do Sr. presidente. Mas podem ser minhas ou de tantos homens e mulheres "de boa vontade". Há outra expressão "pior que cego é quem não quer ver". É tão simples baixar a desigualdade social...mas não queremos ver...nem sequer tentar. Não precisamos de discursos académicos bem elaborados nem contas de matemática complicadas. Novo modelo comercial: negócio online estruturado em consumo de rede, onde todos podemos e devemos ser clientes/empresários, começando por registar as famílias mais pobres.
  • ana
    22 mar, 2018 14:06
    este senhor merecia um premio nobel
  • R. Mendez
    22 mar, 2018 Lisboa 13:17
    A pobreza deve-se a todos os políticos
  • VICTOR MARQUES
    22 mar, 2018 Matosinhos 11:33
    Senhor Presidente, não fira a inteligência dos outros! Indique o País deste mundo onde não exista pobres!!! Em todos, há ricos e pobres. Há mérito e demérito de cada um no alcance da melhor posição social. Há quem esbanje dinheiro e quem o poupe! Também há "filhos" e "enteados" nos estratos sociais! No cidadão anónimo e na política dos amigos! Venha o primeiro regime que consiga igualar os dois lados que será certamente aplaudido! Virá???!!!..
  • maria
    22 mar, 2018 08:17
    A pobreza em Portugal, foi brutalmente gerada nos governos de cavaco nos anos 80/90, depois disso os governos seguintes, uns mais que outros, não conseguiram corrigir.
  • Agostinho Vieira C
    22 mar, 2018 USA 00:34
    Paleio ,,fiado ,,ser ,,popuraruxo ,,muitos beijos ,,abracos ,,selfies ,, aparecer onde houver ,,camaras de telivisao ,,falar ,,barato enfim e tudo que este ,,pseudo-presidente da republica e,, na realidade ,,sera que nao ve ,,os ordenados ,,churudos de certos ,,administradores ,,publicos ,,autenticos atentados a dignidade de ,um ser humano ,num pais de ,,miseria colectiva ?. Sera que nao ve ,empresas publicas ,,que dao ,,milhoes e milhoes de ,,prejuisos serem entulhadas com ,,funcionarios publicos ,,as paletes so porque sao ,,,boys do ,,governo vigente ,,seja la a cor que for ,,,? sera que nao ve ou numca se apercebeu de ,,fundacoes ,,fraudulentas ,,com o perfil de ,,nao lucrativas quando nao passam de autenticas formas de ,,desviar ,,dinheiro ,,impostos do ,,herario publico en fim ,,mais haveria para dizer ,,mas para isso precisaria-mos de ter no lugar do actual presidente da Republica ,,nao um ,,fiteiro de ,,dentes ,arreganhados mas sim uma pessoa,,homem ou mulher ,, com um verdadeiro sentido de responsabilidade ,dever de personalidade ,,saber de ,,pulso firme de ,,sentido de ,,,,Patria este sr o que faz e ,,ser berco ser para-quedas ,,ser ,,mae babada deste governo ,,propagandista ,,fala-barato maria vai com todos,,, haja beijocas e selfies em abundancia
  • Antonio C. Rodrigues
    21 mar, 2018 Viseu 23:37
    Isto dá nervos. Tanta hipocrisia dum alto político que sempre esteve do lado dos poderosos, bateu e ainda bate palmas ao massacre aos pobres, criado por Passos Coelho e Cavaco Silva, sabendo e defendendo dos milhares de milhões extraviados para hofshor´s, dinheiros que as classes trabalhadoras produziram, com muito esforço, suor, péssimas condições de trabalho, etc., mas para suas casas nada ia além dum mísero vencimento. Tenha vergonha das palavras que profere senhor presidente. É isto que as direitas querem no mundo. A soberania portuguesa é contra os países do globo que tenham governos que protegem os pobres e louva que os governos que retiram direitos e regalias ás classes baixas. Tenha vergonha senhor presidente. Temos o a prova quanto à Venezuela e ao Brasil.
  • Ze fala Barato
    21 mar, 2018 Libourne 22:39
    Pode ter vergonha ,mas enquanto se sabe que são os que ganham menos que sustentem os ricos ,ele tambem vai calar e consentir pois o salario e regalias dele não são inocentes.E ja que o poder do presidente é quase nulo ...mais vale remar a favor da corrente

Destaques V+