Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Mundial da Síndrome de Down, porque o mundo é melhor com eles

21 mar, 2018 - 17:49

Num mundo em que as taxas de aborto para bebés diagnosticados com trissomia 21 ultrapassa em muitos locais os 90%, um grupo de pais juntou-se para mostrar o valor de quem vive com síndrome de Down.

A+ / A-

Assinala-se esta quarta-feira o Dia Mundial da Síndrome de Down e, por todo o mundo, decorrem vários eventos alusivos à data. Nas redes sociais, o dia é marcado pelo “hashtag” #WDSD18, com centenas de pais a partilhar fotografias com os seus filhos com trissomia 21.

Um grupo de portugueses, os Pais 21, quis, contudo, levar a iniciativa mais longe e, juntamente com uma agência de publicidade, produziu um vídeo que pretende, para além de mostrar as muitas qualidades das pessoas com Síndrome de Down, tranquilizar quem vê diagnosticado o seu filho ou filha com esta condição.

Num mundo em que, em muitos países, a taxa de aborto para casos de bebés diagnosticados com trissomia 21 ultrapassa os 90%, o vídeo pretende mostrar que o mundo “é melhor” com todos eles.

Escolhemos a mensagem “O mundo é melhor contigo” porque sentimos que muito do que se diz sobre a trissomia 21 não corresponde ao que nós experimentamos enquanto mães destas crianças”, afirma Joana, uma das promotoras da iniciativa.

“O que constato é que o Miguel fez de mim melhor mãe, do pai melhor médico, e dos irmãos crianças mais sensíveis às dificuldades dos outros”, refere Rita, outra mãe de criança com trissomia 21.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+