Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Israel destruiu reator nuclear da Síria

21 mar, 2018 - 15:31

Ataque aconteceu em 2007. Governo israelita avisa que os seus inimigos nunca terão armas nucleares, num recado para o Irão.

A+ / A-

Israel admite ter bombardeado, em 2007, um reator nuclear na Síria que estava a ser construído com a ajuda da Coreia do Norte.

As forças armadas israelitas divulgaram esta quarta-feira imagens do ataque, filmadas a partir do cockpit de um avião, e documentos dos serviços secretos.

O alvo foi uma instalação suspeita de Al-Kubar, perto da cidade de Deir al-Zor, na parte oriental da Síria.

O reator nuclear estava a ser construído com a ajuda da Coreia do Norte e poderia começar a funcionar dentro de poucos meses, segundo Israel.

O ataque que destruiu a instalação aconteceu a 6 de setembro de 2007. Oito caças F-15 e F-16 lançaram oito toneladas de bombas contra o alvo, de acordo com a informação agora revelada.

O primeiro-ministro já reagiu à notícia. Benjamin Netanyahu avisa que Israel está determinado em impedir que os inimigos obtenham armas nucleares.

“O Governo israelita, as forças armadas e a Mossad evitaram que a Síria desenvolvesse capacidade nuclear. A política de Israel é consistente – prevenir que os nossos inimigos tenham armas nucleares”, disse Netanyahu no Twitter.

No mesmo sentido, o ministro dos Serviços de Inteligência, Israel Katz, escreveu nas redes sociais que “a operação de 2007 foi um sucesso e tornou claro que Israel nunca irá permitir armas nucleares nas mãos dos que ameaçam a nossa existência – a Síria na altura e agora o Irão”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+