Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Alunos confrontam ministro com problemas do Ensino Superior

21 mar, 2018 - 14:59

Falta de residências para os alunos e redução de vagas em Lisboa e Porto foram algumas preocupações debatidas no encontro com o ministro Manuel Heitor.

A+ / A-
MANE PIRES 13H ensino superior D21

  • Ouça a reportagem de Manuela Pires

Os estudantes confrontaram esta quarta-feira o ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, com os problemas do sector. No encontro, que reuniu 15 associações de estudantes de todo o país, Manuel Heitor escutou ainda a preocupação sobre a falta de residências para os alunos.

As associações académicas mostraram-se, por exemplo, contra a redução de 5% do número de vagas nas universidades em Lisboa e no Porto.

O presidente da Associação Académica de Lisboa, João Pedro Louro, vai apresentar uma proposta alternativa ao ministro, mas não acredita que o Governo recue.

“Esperamos que o senhor ministro não avance com esta decisão, apesar de hoje nos ter transmitido que essa decisão está praticamente tomada. Não saímos daqui satisfeitos”, afirma João Pedro Louro.

O ministro Manuel Heitor insiste que a medida vai conseguir distribuir melhor os alunos pelo país, “dando mais capacidade e libertando recursos, em Lisboa e no Porto, para atrair mais estudantes estrangeiros, porque temos de estimular a internacionalização do nosso ensino superior”.

Neste encontro com as associações académica, Manuel Heitor mostrou que partilha algumas das preocupações dos alunos, como a regulação das taxas e emolumentos, o reforço da ação social e as condições de alojamento. O ministro pede às associações académicas que avancem com um serviço de acreditação de alojamento de estudantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+