Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Duas a três mil pessoas vacinaram-se desde início do surto de sarampo

21 mar, 2018 - 14:49

Dados avançados pela diretora-geral da Saúde.

A+ / A-

Duas a três mil pessoas vacinaram-se contra o sarampo desde o início do surto, segundo estima a Direção-Geral da Saúde, que apela aos pais para não atrasarem a vacinação das crianças aos 12 meses e aos cinco anos.

Em declarações aos jornalistas, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que “alguns milhares” de pessoas, entre profissionais de saúde e cidadãos comuns, vacinaram-se contra o sarampo desde o início do surto na região norte do país.

Graça Freitas aponta como “estimativas grosseiras” a vacinação de duas a três mil pessoas.

A diretora-geral da Saúde apelou aos pais para que cumpram o calendário do programa nacional de vacinação e que não atrasem as vacinas do sarampo que devem ser levadas aos 12 meses e aos cinco anos.

Segundo Graça Freitas, o surto estará em fase de estabilização, mas a as autoridades permanecem atentas até porque o vírus do sarampo pode ser traiçoeiro, além de perigoso.

De acordo com o último balanço Direção-Geral da Saúde (DGS), há 62 casos de sarampo confirmados e 168 casos suspeitos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FIlipe
    21 mar, 2018 évora 15:36
    Arranjam sempre uma maneira de se libertarem dos prazos de validade dos lotes que compram em campanha aos laboratórios . Com a gripe foi igual , no fim os Hospitais entupiram de idosos porque a estirpe em vigor não era a mesma da vacina . Vejam lá o que aconteceu com a BCG ... será que um dia aparece um SURTO de tuberculose ? Qualquer dia temos também a Lepra ... a Peste Negra e doenças que nos países de terceiro Mundo já não se apanham ... tudo porque querem economizar !

Destaques V+